Cerca de 30 agentes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói realizam, na manhã deste sábado (12), mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. A ação no bairro Vital Brazil, na Zona Sul da cidade, terá ponto de encontro ao lado da Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, às 8h30. Esse trabalho tem sido intensificado, desde o começo do verão, período de maior incidência de doenças causadas pelo Aedes aegypti, as ações de combate ao mosquito no município.
Além dos imóveis, os agentes irão percorrer as ruas e canteiros vistoriando possíveis focos do mosquito e orientando a população. Segundo o chefe do CCZ, Francisco de Faria Neto, o índice de criadouros de mosquito na cidade está controlado e dentro do padrão instituído pelo Ministério da Saúde. No entanto, no verão, a atenção tem que ser redobrada.
“Além da atenção com as chuvas, o cuidado deve ser redobrado nas caixas d’água. É essencial que elas estejam tampadas ou com tela mosquiteira. A melhor forma de prevenir essas doenças é a eliminação do vetor, ou seja, combater os criadouros do Aedes, que coloca seus ovos em recipientes com água parada, como garrafas, sacos plásticos e pneus velhos”, explica Francisco, recomendando que as pessoas tirem um dia da semana para verificar a presença de focos em suas casas.