Um tributo aos professores a partir da reflexão sobre a abordagem da literatura, enquanto arte, na sala de aula é a proposta do encontro que o escritor e professor Jordão Pablo de Pão mediará na Biblioteca Parque de Niterói, no próximo 25 de outubro, às 16h. Partindo de uma pesquisa acadêmica sobre a abordagem do texto literário como arte nos livros didáticos, a abordagem crítica, contemporânea e realista parte das vivências de Jordão enquanto docente. A entrada é gratuita, classificação livre e duração estimada de 90 minutos.
Banalizada nas discussões educacionais, a capacidade de apresentar o mundo artístico aos alunos é uma ferramenta poderosa e, muitas vezes, determinante de apreço e de valorização do humano. A vivência de nossas escolas aponta para a necessidade de torná-las cada vez mais interessante e, na esteira da tecnologia, menos burocráticas. Desta forma, a arte é um importante aliado ao derrubar os muros que separam os agentes do mundo exterior. A questão se torna complexa por contar com inúmeras dificuldades de ordem socioeconômica, mas os professores podem ser um “atalho”. “Atuar na sua formação com reflexões de bases concretas, tangenciando as ideologias, pode ser uma saída”, aponta Jordão.
Jordão Pablo de Pão é escritor, produtor cultural, revisor de texto e professor, com atuação no cenário cultural da cidade há dez anos. Membro Titular da Academia Niteroiense de Letras. Agraciado com a Medalha José Cândido de Carvalho, da Câmara Municipal de Niterói. Obras publicadas: “O Mar do Meu Velho” (Armazém de Quinquilharias e Utopias, 2018) e “Abre Caminhos” (do mesmo Armazém, 2017).
SERVIÇO
A obra de arte na sala de aula – O caso literário
Bate-papo com o professor e escritor acadêmico Jordão Pablo de Pão
Entrada Gratuita
Data: 25/10/2018 (quinta-feira)
Horário: das 16h às 17h30
Duração: 90 minutos
Classificação Etária: Livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, sn. Centro de Niterói, RJ.