Neste fim de semana, de sexta a domingo (28, 29 e 30), Niterói será palco da tradicional Festa de São Pedro, em Jurujuba. O evento, que acontece há 128 anos, promete atrair moradores e visitantes com barraquinhas de comidas típicas, shows, procissões, missas e uma barqueata na Baía de Guanabara.
A festa começa nesta sexta-feira (28), com a abertura das barraquinhas e apresentações musicais. No sábado (29), dia dedicado ao padroeiro São Pedro, as atividades começam cedo, às 5h, com missas e bênçãos na igreja local.
As procissões, tradição de 103 anos, marcam a celebração. Às 10h, a imagem de São Pedro será levada da igreja até o cais e, em seguida, embarcará no “Vó Lurdes” para a barqueata. O percurso inclui uma passagem pelo Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) e um retorno à Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba.
Hedylamar e Maísa, coordenadoras da Igreja de São Pedro dos Pescadores, estão à frente da organização do evento há 12 anos, garantindo que cada detalhe seja executado com perfeição.
PROGRAMAÇÃO
- Sexta-feira (28)
- 18h às 02h: Barraquinhas, DJs e shows
- Sábado (29) – Dia do Padroeiro
- 05h: Alvorada
- 06h: Missa Solene
- 09h: Missa Solene Campal (Benção das Chaves)
- 10h: Procissão Terrestre
- 11h: Procissão Marítima (Barqueata)
- 12h: DJ e Almoço do Pedrão
- 14h: Santo Terço e Benção
- 16h: Missa Solene
- 17h: Show Cultural Quadrilha do Céu
- 19h: Missa Solene (Queima do Quadro de São Pedro)
- 20h30: DJ e muitos shows
- Domingo (30)
- 10h: Missa Solene
- 11h: Moto Procissão com Falcão Peregrino e Amigos (saída da Boa Viagem até Jurujuba)
- 12h: DJ, Almoço do Pedrão, barraquinhas, show de rock
- 16h: Roda de samba e outros shows