Fuligem

Fuligem cai sobre bairros de Niterói; entenda

Descubra o motivo da queda de fuligem sobre diversos bairros de Niterói. Incêndios em áreas de vegetação são a causa do fenômeno.

Fuligem branca registrada na Rua João Pessoa, em Icaraí, Zona Sul de Niterói | Foto: Leitor
Fuligem branca registrada na Rua João Pessoa, em Icaraí, Zona Sul de Niterói | Foto: Leitor

Na tarde deste domingo (23), moradores de Niterói relataram uma intensa queda de fuligem sobre diversos bairros da cidade. O motivo são alguns focos de incêndio em áreas de vegetação em bairros como Icaraí e Santa Bárbara.

Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 13h40, agentes do 3° Grupamento de Bombeiro Militar (3° GBM) foram acionados para combater um incêndio nas proximidades da Rua Jandira Pereira, em Santa Bárbara.

Uma densa e negra fumaça, era visível até mesmo da Ponte Rio-Niterói e foi registrada por moradores que estavam no local. A fuligem causada pelo incêndio também foi relatada por moradores de bairros como Centro, Icaraí, Ingá, Pendotiba, São Francisco, Jurujuba, Itaipu e Camboinhas.

Por volta das 16h30, um outro foco de incêndio podia ser visto na parte de mata entre o morro da Souza Soares e o morro do Cavalão, em Icaraí, Zona Sul de Niterói.

Incêndio na mata entre o morro da Souza Soares e o morro do Cavalão, em Icaraí, Zona Sul de Niterói | Foto: Leitor

Por volta de 17h25 o foco de incêndio entre o morro da Souza Soares e o morro do Cavalão ainda era visto.

Alguns residentes tiveram que fechar todas as janelas para evitar que a fuligem entrasse nas casas. “Parecia neve! Sujou muitas varandas, apartamentos e casas”, comentou um morador.

Varanda suja por fuligem em Icaraí, Zona Sul de Niterói | Foto: Leitor

O Corpo de Bombeiros continua trabalhando intensamente para controlar as chamas e minimizar os danos causados pela fuligem e pelo incêndio.

Alerta de “risco muito alto” de incêndios em vegetação

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um alerta de “risco muito alto” de incêndio em áreas de vegetação na cidade. O aviso se deve à previsão de continuidade de tempo seco e ausência de chuvas nos próximos dias.