Neste domingo, 23 de junho, Alcoólicos Anônimos (A.A.) comemora 60 anos de atividades em Niterói. A data marca a fundação do grupo Icaraí e para celebrar o aniversário será realizada uma reunião comemorativa no sábado (29/6) e a comunidade está convidada para participar e conhecer mais sobre o trabalho de A.A. na cidade.
O evento é gratuito e reunirá profissionais que cooperam com a irmandade, além de membros e familiares.
Atualmente, há 12 grupos presenciais em Niterói, localizados em diversos bairros, como Barreto, Largo da Batalha, Piratininga, Santa Rosa e Centro. Também há um grupo online e no total são realizadas, em média, 51 reuniões semanalmente. Fazem parte ainda da estrutura do Escritório de Serviço Local (ESL) de Niterói mais 24 grupos aproximadamente, em cidades da região, como Itaboraí, Tanguá, Maricá e Araruama.
Uma vez por mês, o ESL organiza uma reunião especial sobre a doença do alcoolismo com profissionais de diversas áreas, amigos de A.A., que também é aberta à comunidade. Em junho, será no dia 26 (quarta), das 17h30 às 19h, no endereço do escritório – Avenida Ernani do Amaral, 178, sala 507, centro de Niterói.
“É fundamental a conscientização de que o alcoolismo afeta todo o sistema familiar e seus membros adoecem. Nestes 60 anos de existência de A.A. em Niterói, temos a alegria de comprovar que tem como ficar sem beber e incluir outras opções de lazer e socialização, proporcionando uma vida saudável e sóbria para toda a família! Vejo em cada membro que conheço que é possível. Só por hoje!”, destaca Gabriela Henrique, vice-presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil.
O alcoolismo é uma doença crônica, progressiva e potencialmente fatal, mas tem tratamento, sendo possível a recuperação. Dados mais recentes do Covitel1, 6 milhões de pessoas adultas no Brasil bebem num padrão de consumo perigoso, com risco de dependência. Entre os sinais de alerta estão o forte desejo pela bebida, não conseguir parar de beber depois que começou e/ou uso continuado apesar das consequências negativas, como conflitos familiares ou profissionais em decorrência da bebida.
No site de Alcoólicos Anônimos, a pessoa pode responder um questionário de 12 perguntas para descobrir se tem ou não problema com bebida alcoólica. Responder positivamente quatro ou mais vezes pode ser um indicativo de uma relação problemática com o álcool.
Neste caso, se algum dia a pessoa precisar de ajuda, A.A. terá satisfação em recebê-la. O único requisito para tornar-se membro de A.A. é o desejo de parar de beber e não há necessidade de pagar taxas nem mensalidades. Para localizar o grupo de recuperação mais próximo em Niterói, a Linha de Ajuda 24h é (21) 2717-8556, ou acesse: https://www.aarj.org.br ou o aplicativo AARJ.
Agenda:
60 anos de Alcoólicos Anônimos em Niterói
Sábado (29/6), das 9h às 13h, Faculdade de Economia da UFF (São Domingos), localizado na Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº – Térreo (auditório do Bloco F), Niterói (RJ).
Programação
- 9h ‒ Café da manhã
- 10h às 10h15 ‒ Abertura
- 10h às 10h35 ‒ O que é o A.A.
- 10h35 às 11h ‒ A chegada de A.A. em Niterói
- 11h às 11h25 ‒ A mulher em A.A.
- 11h25 às 11h50 ‒ Mais sobre o alcoolismo
- 11h50 às 12h15 ‒ O trabalho com os outros
- 12h15 às 12h30 ‒ A revista Vivência na transmissão da mensagem
- 12h30 às 12h50 ‒ A estrutura de serviços de A.A.
- 12h50 às 13h ‒ Encerramento
Alcoólicos Anônimos (A.A.)
Alcoólicos Anônimos (A.A.) é uma irmandade de pessoas que compartilham entre si suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver o seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. Seu propósito primordial é manter a sobriedade e ajudar outros alcoólicos a alcançarem o mesmo.
O único requisito para tornar-se membro é o desejo de parar de beber. No Brasil desde setembro de 1947, A.A. iniciou suas atividades no Rio de Janeiro e atualmente está presente em todos os estados do país e no Distrito Federal.
No Rio de Janeiro, são aproximadamente 450 grupos de A.A., sendo 250 na região metropolitana. Para quem precisa de ajuda, é possível localizar o grupo mais próximo, acionar as Linhas de Ajuda ou baixar o aplicativo.