Cidades

Niterói se prepara para 8ª Conferência Municipal da Cidade

A Prefeitura de Niterói realiza a 8ª Conferência Municipal da Cidade com o objetivo de definir diretrizes para a política urbana municipal.

Foto: Alex Ramos
Foto: Alex Ramos

A Prefeitura de Niterói promoverá, nos dias 28 e 29 de junho, a 8ª Conferência Municipal da Cidade de Niterói na Cidade da Ordem Pública, no Barreto.

Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”, o evento contará com mesas de debates, painéis, grupos de discussão e plenária. O objetivo é definir as diretrizes da política urbana municipal.

Esta conferência municipal é uma etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, prevista para 2025. Antes disso, a Conferência Estadual das Cidades ocorrerá na primeira quinzena de novembro.

A organização da conferência municipal está a cargo das secretarias municipais de Urbanismo e Executiva, com a participação do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur).

Renato Barandier, secretário municipal de Urbanismo e Mobilidade, destacou a importância do evento. “É com grande entusiasmo que a Prefeitura convoca a 8ª Conferência da Cidade de Niterói, que pela primeira vez ocorrerá na Zona Norte. Este será um espaço de construção coletiva das diretrizes para a nova Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). A conferência reunirá governo municipal, sociedade civil, setor privado e academia para propor soluções e eleger delegados para a Conferência Estadual em novembro”, explicou Barandier.

Antes da conferência, quatro encontros temáticos preparatórios ocorrerão no Caminho Niemeyer: Mobilidade (10 de junho), Habitação (13 de junho), Uso do Solo/Saneamento (17 de junho) e Meio Ambiente/Clima (20 de junho).

Para participar como delegados na conferência municipal, membros de entidades da sociedade civil organizada devem estar presentes em pelo menos dois encontros preparatórios. Qualquer cidadão pode participar da conferência municipal como observador. Os delegados elegerão 17 representantes de Niterói para a conferência estadual em novembro.

Uma comissão organizadora, composta por membros do Compur e indicados pela Prefeitura de Niterói, foi formada para a realização da conferência municipal.