A exposição fotográfica “Ponte Rio-Niterói: 50 Anos Conectando Histórias”, em cartaz de 23/05 a 30/06 no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, comemora as cinco décadas de inauguração da Ponte Presidente Costa e Silva, maior via suspensa sobre águas do hemisfério sul do planeta e um orgulho para os brasileiros.
São 16 magníficas imagens atuais da via, que retratam sua imponência na chegada ao século XXI, clicadas pelos experientes fotógrafos Antonio Schumacher, André Cyriaco e Leandro Souza, que usam seus olhares experientes para oferecer ao público várias possibilidades poéticas em traços, curvas, cores e luzes. A produção é da DB Editora e a curadoria é do renomado fotógrafo Renato Moreth.
A cada ângulo e momento capturado, os visitantes podem contemplar o resultado único da união harmônica entre a construção humana e a natureza ímpar da região, experimentando a mesma sensibilidade e emoção dos fotógrafos. Os quadros foram produzidos com impressão fine art, em canvas e em papel fotográfico e molduras sustentáveis pela Fastframe Niterói.
Realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Niterói, a mostra é baseada no livro homônimo, publicado pela DB Editora em 4 de março deste ano (data do cinquentenário) e produzido pela Pas de Deux através da Lei Rouanet, o qual resgata e reconta a história deste marco da engenharia nacional desde antes da concepção de seu projeto.
Tanto a mostra quanto o livro tiveram como único incentivador a Ecoponte, concessionária que administra e opera a via e uma das maiores financiadoras de projetos socioculturais do Brasil.
“A DB tem sempre preocupação com acessibilidade e contrapartidas sociais dos projetos culturais que executa. Para a exposição, criamos um tour virtual, que ficará ancorado no site da editora e da Ecoponte, para aquele que não puderem ir à mostra pessoalmente, e nos dias 28 e 29 de maio iremos promover a visita de alunos de duas instituições públicas da cidade, que serão recebidos com lanche e música da Orquestra da Grota e da Oficina das Minas, ambos também financiados pela Ecoponte por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura”, conta Franciane Barbosa, produtora executiva da exposição e diretora da editora.
A abertura da mostra, realizada na noite do dia 22, contou com a presença de Axel Grael e Rodrigo Neves, respectivamente prefeito e ex-prefeito de Niterói; a secretária municipal das Culturas, Julia Pacheco; a secretária de Conservação, Dayse Monassa; o presidente da Neltur, André Bento; o subsecretário municipal de Fazenda, Juan Rodrigues; e a coordenadora municipal dos Direitos da Mulher (Codim), Fernanda Sixel; entre outras autoridades.
Cada convidado ganhou de presente um exemplar do livro comemorativo – o qual está disponível para leitura on-line gratuita no site da DB Editora e da Ecoponte.
“Marco da engenharia nacional e referência até hoje para projetos do tipo em todo o mundo, a Ponte Rio-Niterói é responsável por diminuir a distância entre os municípios e os cidadãos dos dois lados da Baía de Guanabara, trazendo inúmeros benefícios para a identidade fluminense e servindo ao estado nos âmbitos econômico, social, cultural e turístico, entre outros aspectos”, ressalta Julio Amorim, diretor-superintendente da concessionária.