O estado do Rio Grande do Sul contabiliza 39 vítimas fatais devido às fortes chuvas que persistem desde o início da semana. A Defesa Civil reporta ainda 68 desaparecidos.
Forças de segurança integradas conseguiram resgatar mais de 8 mil indivíduos, e atualmente, 24 mil encontram-se desalojados. Até o momento, foram impactados 265 dos 497 municípios gaúchos.
Nesta sexta-feira (03) o prefeito de Niterói, Axel Grael, ofereceu ajuda ao Rio Grande do Sul através da Defesa Civil da cidade.
Na atualização feita na tarde de sexta-feira (3), o governador Eduardo Leite descreveu a situação como ainda crítica, especialmente nas áreas central, vales e serra do estado. Ele também emitiu um aviso aos habitantes de Porto Alegre e da região metropolitana, alertando sobre o risco iminente de serem afetados pela cheia do Lago Guaíba nas próximas horas.
“Todos os sistemas de proteção estão sendo postos à prova por conta de um volume muito grande e persistente de água. Uma eventual ruptura pode causar uma onda, arrastando pessoas, ferindo, machucando e até colocando em risco a vida das pessoas”, alerta Leite.