Uma espessa névoa surpreendeu quem passou na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio, no final da tarde desta segunda-feira (29). A visibilidade reduzida exige que os motoristas aumentem a cautela ao dirigir.
Segundo os especialistas do Alerta Rio, este fenômeno, conhecido como ‘névoa por acréscimo de vapor’, é provavelmente causado por variações de temperatura.
O ar mais frio encontrou a superfície da água do mar, que estava mais quente, resultando na formação do nevoeiro.
“A névoa úmida que ocorreu no final desta tarde na cidade do Rio foi provavelmente gerada por diferenças de temperatura da superfície do mar e o ar logo acima dela. Segundo o Alerta Rio, este fenômeno é chamado de “névoa por acréscimo de vapor”. Ocorre quando um ar relativamente mais frio se move sobre uma superfície de água mais quente. O vapor d´água ao entrar em contato com o ar mais frio se condensa, formando o nevoeiro/névoa de vapor.” informou o Centro de Operações Rio.
O ALERTA RIO EXPLICA A NÉVOA QUE SURGIU NA #ZONASUL
— Centro de Operações Rio (@OperacoesRio) April 29, 2024
A névoa úmida que ocorreu no final desta tarde na cidade do Rio foi provavelmente gerada por diferenças de temperatura da superfície do mar e o ar logo acima dela.
Segundo o @AlertaRio, este fenômeno é chamado de "névoa por… pic.twitter.com/6J42bXtMdr