Rio

Prédio na Região Portuária do Rio é implodido

Ao todo, foram cinco toques de sirenes acionados pela Defesa Civil. O primeiro deles, às 5h30, determinou o bloqueio das vias.

Divulgação/Prefeitura do Rio
Divulgação/Prefeitura do Rio

Um dos edifícios que pertencia ao antigo Clube dos Portuários, localizado na Avenida Francisco Bicalho, na Região Portuária do Rio de Janeiro, foi demolido através de implosão na manhã deste domingo, dia 28. (Imagens abaixo)

A edificação foi demolida às 7h, dentro do esforço do poder público de promover a revitalização da Região Portuária.

As implosões integram a Operação Urbana Porto Maravilha, uma iniciativa da Prefeitura para impulsionar o desenvolvimento da Região Portuária e gerar uma dinâmica positiva de revitalização urbana em direção ao bairro de São Cristóvão.

O prédio que foi demolido, abrangendo uma área superior a 30 mil m², encontrava-se desocupado há mais de uma década. Para efetuar a demolição da estrutura, foram utilizados 75 quilos de explosivos, distribuídos em 554 pontos estratégicos.

De acordo com a Prefeitura, este local estava desocupado há mais de dez anos e foi incorporado ao patrimônio de um fundo de investimento imobiliário gerido pela Caixa em 2014. Para a demolição da estrutura, foram empregados 75kg de explosivos, distribuídos em 554 pontos.

A operação especial envolve 155 agentes de diversos órgãos municipais, entre eles CET-Rio, Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Subprefeitura do Centro. O Centro de Operações Rio (COR) intensifica o monitoramento nas ruas próximas à área da implosão com câmeras e o uso de um drone.