Urgente

Morre Ziraldo aos 91 anos

Além de ser chargista, caricaturista e jornalista, ele se destacou como um dos fundadores do jornal "O Pasquim" nos anos 1960, que foi um dos veículos líderes na luta contra a ditadura militar no Brasil.

Ziraldo/Divulgação
Ziraldo/Divulgação

Morreu, aos 91 anos, o desenhista e autor Ziraldo, famoso pela criação de icônicas personagens como as de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”. A confirmação veio através da família do artista na tarde de sábado (6). Enquanto dormia em sua residência, situada em um apartamento no bairro Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Ziraldo veio a falecer por volta das 15h.

Ziraldo foi o criador do Menino Maluquinho e destacou-se como um dos escritores infantis mais celebrados do Brasil. Sua vida foi inteiramente dedicada à literatura e à arte, produzindo mais de 200 obras ao longo de sua trajetória.

Foto: Flávio Silva/Divulgação

Ele foi responsável por personagens marcantes além do Menino Maluquinho, incluindo a Turma do Pererê, Jeremias, o Bom; Supermãe e o Mineirinho.

Originário de Caratinga, em Minas Gerais, Ziraldo desempenhou múltiplos papéis no mundo artístico como chargista, pintor, escritor, dramaturgo, cartazista, caricaturista, poeta, cronista, desenhista, apresentador, humorista e jornalista.

Sua carreira teve início no jornal Folha de S. Paulo em 1954, na época conhecido como Folha da Manhã, onde colaborou com uma coluna de humor.

Foto: Ana Colla/Divulgação

Ziraldo alcançou notoriedade com seus trabalhos publicados no O Cruzeiro e no Jornal do Brasil, de 1957 a 1963.

Durante o período da ditadura militar no Brasil, fundou o tabloide O Pasquim, que se posicionava como um veículo de oposição ao regime militar.