Polícia

PF realiza operação de fiscalização à pesca ilegal em Niterói

PF/Divulgação
PF/Divulgação
Na ação, os infratores foram presos em flagrante e cerca de 50 kg de diferentes espécies de pescados foram apreendidas

A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (27/3), uma operação de fiscalização que visa o combate da pesca irregular, na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu/RJ. A ação contou com o apoio dos agentes do INEA, do Parque Estadual da Serra de Tiririca/RJ e da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.

    PF/Divulgação
    PF/Divulgação

Durante a operação, a equipe apreendeu cerca de 50 kg de diferentes espécies de pescados, provenientes da pesca ilegal ocorrida na porção marinha do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Dentre os pescados, foi identificada a presença de uma raia-viola brasileira, Pseudobatos horkelii, espécie criticamente ameaçada de extinção, classificada como Vulnerável (VU). No Brasil, a captura desta espécie é proibida, por isso, os infratores foram presos em flagrante e conduzidos à Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro.

Além da apreensão dos pescados, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, presente na ação, também confiscou duas embarcações com documentação irregular.

Os pescados retidos foram avaliados por um médico veterinário, que identificou individualmente quais as espécies resgatadas, além de atestar a aptidão dos peixes para consumo humano imediato. Assim, foi realizada a doação para a associação de moradores de uma comunidade de baixa renda de Niterói/RJ.