Política

Os pré-candidatos a prefeito de Niterói e a indefinição dos vices

Rodrigo Neves, Carlos Jordy, Talíria Petrone e Bruno Lessa.
Rodrigo Neves, Carlos Jordy, Talíria Petrone e Bruno Lessa.

Aparentemente nada mudou no cenário político de Niterói com a pesquisa da Gerp, publicada recentemente, que dá vitória com folga para Rodrigo Neves, pré-candidato a prefeito da cidade pelo PDT. A única novidade foi a queixa de Bruno Lessa, pré-candidato pelo Podemos, porque seu nome não foi incluído nesta pesquisa. Bruno, no entanto, mesmo perdendo seu companheiro de chapa na última eleição, Felipe Peixoto, avança na sua pré-candidatura.

Bruno escolheu o MAC para sua primeira foto como pré-candidato ao lado de Vinicius Cordeiro, presidente regional do Podemos e de Francisco Mendonça (presidente do Avante em Niterói). Já Felipe Peixoto (PSD), atual subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, que também ensaiava, mais uma vez ser candidato a prefeito de Niterói, selou apoio ao pré-candidato Rodrigo Neves (PDT). Vamos lembrar que Felipe fez sua carreira política, desde menino no PDT.

Do mais, as especulações e arranjos se voltam para as alianças partidárias e o peso dos candidatos a vice-prefeito. Talíria Petrone, pré-candidata do PSOL, ensaiou ter como vice o ex-petista e ex-deputado estadual Waldeck Carneiro, que não se concretizou. O deputado federal Washington Quaquá (PT) tem colocado Talíria no seu colo como sua pré-candidata e tentou juntar Talíria à deputada estadual Verônica Lima (PT) como vice. O que se sabe é que Verônica está bem alinhada com o governo e com Rodrigo Neves. O vice do PSOL ainda é um mistério. Já Carlos Jordy do PL viu sua pretensão de ter Bruno Lessa como vice ir por água abaixo. Procura um nome para compor sua chapa. Já Bruno Lessa ainda não tem nome para ser seu vice.

Rodrigo Neves teve vários nomes ventilados como foi o reitor da UFF, Antonio da Nóbrega, a própria Verônica Lima, atualmente o nome comentado é de Felipe Peixoto (PSD), mas o ex-presidente da Câmara e atual vice-prefeito, Paulo Bagueira, continua no ranking de qualquer aposta.

Rodrigo Neves, mesmo num governo bem avaliado, não quer correr riscos e busca apoio em várias frentes na área federal, do governo Lula, para se contrapor ao deputado federal, Washington Quaquá, pré-candidato a prefeito de Maricá (PT), que continua colocando no colo como sua pré-candidata de Niterói, Talíria Petrone do PSOL. É bom lembrar que na última eleição presidencial, Lula perdeu em Maricá com um governo petista mas ganhou em Niterói com governo pedetista.

Novos capítulos virão!
Mário Sousa é jornalista e analista político