Previsão do Tempo

Niterói permanece em estágio de atenção

Divulgação
Divulgação

O Município de Niterói segue em estágio de atenção em função das chuvas. As equipes da Defesa Civil permanecem fazendo o monitoramento constante de possíveis ocorrências. A previsão é de que neste domingo (24) o tempo continue instável, com céu encoberto e chuva fraca a moderada. Os ventos seguem de fracos a moderados.

Para esta segunda-feira (25/03), um sistema de baixa pressão no oceano favorecerá o transporte de umidade do mar para Niterói. Assim, haverá céu encoberto a nublado e há previsão de chuva fraca a moderada isolada a qualquer momento. Os ventos serão moderados e as temperaturas estáveis.

A Prefeitura de Niterói continua com funcionários de diversas secretarias mobilizados incluindo Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais, Emusa e Nittrans, além dos mais de 3 mil voluntários dos Nudecs (Núcleos de Defesa Civil).

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos manteve o serviço de limpeza e desobstrução de bueiros em diversos bairros da cidade e, em alguns pontos, com utilização de Vacall (caminhão de limpeza).

A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) continua com equipes emergenciais nas ruas. O órgão orienta que os moradores só coloquem o lixo para fora nos dias corretos de coleta, para evitar que as chuvas causem transbordamentos e entupimentos de bueiros.

Maiores acumulados em 1 hora: Tenente Jardim: 4,4 mm; Maceió: 4,4 mm; Boa Vista: 4,2 mm; Pé Pequeno: 3,8 mm; e Morro do Palácio: 3,8 mm. Os maiores acumulados em 15 minutos foram em Boa Vista: 2,8 mm; Pé Pequeno: 2,6 mm; e Morro da Penha: 2,6 mm. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199.

Informação – A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O X, antigo Twitter, (https://twitter.com/NiteroiPref) está sendo atualizado com boletins das chuvas.

Sistema Municipal de Defesa Civil – A Defesa Civil de Niterói tem 154 Nudecs (Núcleos de Defesa Civil) e mais de 3000 voluntários pela cidade. O sistema de monitoramento conta, atualmente, com 46 pluviômetros, sendo 30 de operação da secretaria e 16 do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), 37 sirenes espalhadas pelas comunidades, com alcance de mais de 120 mil pessoas, e um radar meteorológico próprio. Além disso, a Secretaria conta com cerca de 30 pontos de apoio para a população nos casos de acionamento de sirene e riscos de deslizamentos e desabamentos que podem ser consultados por meio do aplicativo Alerta DCNIT, no ícone sirenes – pontos de apoio.