Notícias

Niterói decreta ponto facultativo nesta sexta-feira em razão da previsão de chuva forte

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Prefeito orienta população a não sair de casa e evitar deslocamentos desnecessários

A Prefeitura de Niterói decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (22) em razão da possibilidade de chuva forte e rajadas de vento na cidade. O prefeito Axel Grael orientou a população a não sair de casa e a evitar deslocamentos desnecessários. A Prefeitura mobilizou uma força-tarefa para atuar preventivamente na cidade para mitigar os impactos das chuvas previstas para esta sexta-feira (22) e até o próximo domingo (24). De acordo com o Centro de Monitoramento da Secretaria de Defesa Civil e Geotecnia, há possibilidade de que que temporais e rajadas de vento atinjam a cidade. Além da Defesa Civil e dos mais de 3 mil voluntários dos Nudecs, mais de 2 mil funcionários da Defesa Civil, Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, Assistência Social, Clin, Administrações Regionais e Nittrans estão mobilizados. A cidade está em estágio de atenção desde a última terça-feira (19).

“Decretamos ponto facultativo nesta sexta-feira em função da possibilidade de chuva forte. As pessoas devem ficar em casa e evitar deslocamentos desnecessários. Há uma previsão da chegada de uma frente fria que vai trazer muito vento e chuvas fortes aqui para a nossa cidade. Nós já estamos nos preparando para isso já há alguns dias: nossas equipes estão atuando na manutenção da cidade, na limpeza dos bueiros, ralos e caixas de passagem. Estaremos com toda a nossa capacidade de atendimento de plantão. Por isso recomendamos que, a partir de amanhã, a população evite deslocamentos desnecessários, porque a chuva deve chegar na noite desta quinta. Pedimos que a população fique atenta aos canais da Defesa Civil, aos informes do centro de monitoramento e operações e às redes sociais e site da Prefeitura”, recomenda o prefeito de Niterói, Axel Grael.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico com um radar de alta tecnologia que permite uma maior previsibilidade e acompanhamento das tempestades. A orientação da Prefeitura de Niterói é de que as pessoas sigam atentas aos alertas da Defesa Civil através das mídias sociais, SMS 40199, grupos de WhatsApp e pelo aplicativo ALERTA DCNIT. Em caso de emergência, devem acionar a Defesa Civil através dos telefones 199 ou 2620-0199.

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), em parceria com a Empresa Municipal de Moradia, Conservação e Saneamento (Emusa), preparou um esquema de funcionamento emergencial para o fim de semana. Além dos agentes que já atuam diariamente na preservação da infraestrutura da cidade, haverá reforço em todas as equipes, em especial as de podas de árvores, e oito caminhões basculantes, quatro retroescavadeiras, quatro caminhões vacall estarão de prontidão.

De acordo com a Defesa Civil, a previsão é do avanço de uma frente fria da região Sul em direção à região Sudeste na noite desta quinta-feira (21), com pancadas de chuva de intensidade moderada à forte, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas devido ao sistema pré-frontal (antes da chegada de uma frente fria).

Ao longo da sexta-feira (22), essa frente fria vai se deslocar sobre Niterói, sobre o estado do Rio de Janeiro e deixa uma condição para chuva moderada a forte ao longo do dia. Essa situação permanece ao longo do sábado (23).

“Estamos fazendo uma atuação preventiva muito importante relacionada à limpeza de canais, caixas de passagens e bueiros. A coleta de lixo doméstico será antecipada porque é importante para minimizar os problemas relacionados às fortes chuvas. A partir da noite de hoje, por favor, não descartem o lixo na calçada. Os sacos podem obstruir as galerias e rede de drenagem”, ressalta o secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia, Walace Medeiros.

Ele destaca que a Defesa Civil tem um protocolo para situações de chuva extrema, que envolve a atuação de todo o sistema da prefeitura e também com a participação do cidadão, através dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs).

“Estamos esperando acumulados elevados de chuva para o município. É importante destacar que será uma chuva continuada, o que pode sobrecarregar as redes de drenagem. Nós estaremos também, no início da madrugada desta sexta, com maré alta, isso também dificulta o escoamento da água. Por isso reforçamos o pedido para que as pessoas fiquem atentas aos canais da Defesa Civil”, informa a meteorologista e diretora do Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil, Nathalia Moura.

Coleta de lixo – A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) solicita aos moradores e aos estabelecimentos que antecipem em uma hora o depósito do lixo na rua. O objetivo é tentar evitar que os resíduos sejam levados pela chuva, obstruindo os bueiros. Nos últimos três meses, a Companhia limpou cerca de 4.500 bueiros e recolheu 12 toneladas de resíduos.

  • A Defesa Civil emitiu as seguintes orientações:

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros;
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
  • Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas;
  • Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.

‘Grande Perigo’: aviso de chuvas intensas atinge Niterói e Rio

A previsão meteorológica para o Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (21) indica uma mudança drástica no clima. Após um intenso calor ao longo do dia, devido a um sistema pré-frontal, a chegada de uma frente fria está prevista para trazer chuvas a partir da noite, com possibilidade de continuação até o fim de semana. Em Niterói a Defesa Civil emitiu um aviso de chuvas intensas e ventos fortes. A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo a cidade de Niterói. (Confira a previsão do tempo para Niterói abaixo)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está emitindo alertas para tempestades e chuvas intensas em diversas áreas do Brasil nesta quinta-feira. Além disso, um aviso de “Grande Perigo” foi emitido para o Rio de Janeiro e partes do Sudeste, devido à previsão de chuvas intensas a partir de sexta-feira. É importante ficar atento às atualizações do Inmet e seguir as orientações de segurança durante esse período de instabilidade climática.

A previsão de alerta vermelha, programada para começar à meia-noite de sexta-feira e terminar às 10h de domingo, indica a possibilidade de chuvas intensas, com índice superior a 60 mm/h, e ventos fortes acima de 100 km/h. Nesse cenário, há um alto risco de danos em construções, cortes de energia, quedas de árvores, raios, alagamentos, enchentes e significativos problemas no tráfego rodoviário.

    Alerta de “Grande Perigo” atinge o Rio de Janeiro | Reprodução/Inmet

    Até sábado (23/3), praticamente todo território do estado estará em condições climáticas instáveis e com risco de grande impacto nos rios, como sinalizado no mapa.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso meteorológico de chuvas intensas e ventos fortes para a cidade. O aviso tem início às 18h desta quinta-feira (21) e término às 12h de domingo (24). “Devido às condições atmosféricas, emitimos o aviso meteorológico para a cidade de Niterói. A previsão é de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos moderados a fortes. Destaca-se que há condições meteorológicas para ocorrência de acumulados elevados de chuva em 1 hora e em 24 horas durante o período de vigência do aviso. Possíveis impactos na cidade: alagamentos, transbordo de rios, deslizamentos e quedas de árvores.” informou a Defesa Civil.

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo a cidade de Niterói. O aviso da Marinha tem início às 15h desta sexta-feira (22) e término às 03h de domingo (24). Direção e altura das ondas: Direção Sudoeste/Sudeste e altura de até 3 metros.

  • A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:

  • Evitar o banho de mar e esportes na praia neste período;
  • Não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar durante o período;
  • Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas;
  • Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
  • Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.

PREVISÃO DO TEMPO | De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, nesta quinta-feira (21/03), a aproximação de uma frente fria manterá o tempo instável em Niterói, com céu claro/parcialmente nublado passando a nublado, temperaturas em elevação e previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da noite acompanhadas de raios. Os ventos serão moderados a fortes, sendo os mais intensos nos períodos da tarde/noite.

Na sexta-feira (22/03), haverá predomínio de céu encoberto em Niterói devido a passagem de uma frente fria, com declínio acentuado na temperatura. Há previsão de pancadas de chuva moderada/forte na madrugada acompanhadas de raios e chuva moderada a forte a partir da manhã. Os ventos serão moderados a fortes.    

No sábado (23/03), o transporte de umidade do mar para o continente manterá o tempo instável em Niterói. A previsão é de céu encoberto, temperaturas estáveis e chuva moderada a forte no decorrer do dia. Os ventos permanecerão moderados a fortes.

Destaca-se que entre a noite de quinta-feira (21/03) e a noite de sábado (23/03) há previsão de acumulados elevados de chuva.