Previsão do Tempo

'Grande Perigo': aviso de chuvas intensas atinge Niterói e Rio

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo
Destaca-se que entre a noite de quinta-feira (21/03) e a noite de sábado (23/03) há previsão de acumulados elevados de chuva em Niterói

A previsão meteorológica para o Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (21) indica uma mudança drástica no clima. Após um intenso calor ao longo do dia, devido a um sistema pré-frontal, a chegada de uma frente fria está prevista para trazer chuvas a partir da noite, com possibilidade de continuação até o fim de semana. Em Niterói a Defesa Civil emitiu um aviso de chuvas intensas e ventos fortes. A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo a cidade de Niterói. (Confira a previsão do tempo para Niterói abaixo)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está emitindo alertas para tempestades e chuvas intensas em diversas áreas do Brasil nesta quinta-feira. Além disso, um aviso de “Grande Perigo” foi emitido para o Rio de Janeiro e partes do Sudeste, devido à previsão de chuvas intensas a partir de sexta-feira. É importante ficar atento às atualizações do Inmet e seguir as orientações de segurança durante esse período de instabilidade climática.

A previsão de alerta vermelha, programada para começar à meia-noite de sexta-feira e terminar às 10h de domingo, indica a possibilidade de chuvas intensas, com índice superior a 60 mm/h, e ventos fortes acima de 100 km/h. Nesse cenário, há um alto risco de danos em construções, cortes de energia, quedas de árvores, raios, alagamentos, enchentes e significativos problemas no tráfego rodoviário.

    Alerta de “Grande Perigo” atinge o Rio de Janeiro | Reprodução/Inmet
    Até sábado (23/3), praticamente todo território do estado estará em condições climáticas instáveis e com risco de grande impacto nos rios, como sinalizado no mapa.

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu um aviso meteorológico de chuvas intensas e ventos fortes para a cidade. O aviso tem início às 18h desta quinta-feira (21) e término às 12h de domingo (24). “Devido às condições atmosféricas, emitimos o aviso meteorológico para a cidade de Niterói. A previsão é de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos moderados a fortes. Destaca-se que há condições meteorológicas para ocorrência de acumulados elevados de chuva em 1 hora e em 24 horas durante o período de vigência do aviso. Possíveis impactos na cidade: alagamentos, transbordo de rios, deslizamentos e quedas de árvores.” informou a Defesa Civil.

  • A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações: 

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros; 
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar; 
  • Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento; 
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas;
  • Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.

A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca, incluindo a cidade de Niterói. O aviso da Marinha tem início às 15h desta sexta-feira (22) e término às 03h de domingo (24). Direção e altura das ondas: Direção Sudoeste/Sudeste e altura de até 3 metros. 

  • A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:

  • Evitar o banho de mar e esportes na praia neste período;
  • Não permanecer em mirantes ou em locais próximos ao mar durante o período;
  • Os frequentadores de praias devem seguir as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo as calçadas;
  • Os pescadores devem evitar navegar durante o período de ressaca;
  • Não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Neste caso, acione imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.

PREVISÃO DO TEMPO | De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, nesta quinta-feira (21/03), a aproximação de uma frente fria manterá o tempo instável em Niterói, com céu claro/parcialmente nublado passando a nublado, temperaturas em elevação e previsão de pancadas de chuva moderada a forte a partir da noite acompanhadas de raios. Os ventos serão moderados a fortes, sendo os mais intensos nos períodos da tarde/noite. 

Na sexta-feira (22/03), haverá predomínio de céu encoberto em Niterói devido a passagem de uma frente fria, com declínio acentuado na temperatura. Há previsão de pancadas de chuva moderada/forte na madrugada acompanhadas de raios e chuva moderada a forte a partir da manhã. Os ventos serão moderados a fortes.    

No sábado (23/03), o transporte de umidade do mar para o continente manterá o tempo instável em Niterói. A previsão é de céu encoberto, temperaturas estáveis e chuva moderada a forte no decorrer do dia. Os ventos permanecerão moderados a fortes.  

Destaca-se que entre a noite de quinta-feira (21/03) e a noite de sábado (23/03) há previsão de acumulados elevados de chuva.