Polícia

PF indicia Bolsonaro por falsificação de certificado vacinal

© Lula Marques/ Agência Brasil
© Lula Marques/ Agência Brasil

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o deputado federal Gurtemberg Reis (MDB-RJ) pelos crimes de associação criminosa e inserção de informações falsas em sistemas de informação. As investigações estão relacionadas à suspeita de fraude em certificados de vacinação contra a Covid-19.

Bolsonaro é indiciado pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações e Cid foi indiciado também pelo crime de uso indevido de documento falso.

A Polícia Federal encaminhará as conclusões do inquérito para o Ministério Público Federal, sendo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, responsável por decidir se haverá ou não denúncia contra Bolsonaro e Mauro Cid, uma vez que a investigação ocorre no âmbito do STF. Bolsonaro enfrenta a possibilidade de condenação por organização criminosa, sujeito a uma pena de três a oito anos de prisão, além de multa. Já o crime de inserção de dados falsos acarreta pena máxima de dois anos de detenção.