Agenda

Unidos do Viradouro faz desfile de campeã em Niterói

Unidos do Viradouro - Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal
Unidos do Viradouro - Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal

No domingo, dia 17 de março, a comunidade da Viradouro tem um encontro marcado na Av. Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, para celebrar o tricampeonato da escola de samba. Com um desfile grandioso e repleto de energia, todos os membros dos diferentes segmentos estão convocados a participar, devidamente fantasiados para essa festa memorável.

O evento, que promete ser uma verdadeira celebração para os amantes do samba e da cultura carnavalesca, terá início com a concentração marcada para as 18h. A Avenida Amaral Peixoto será o cenário dessa festa, onde a alegria e a emoção contagiarão o público presente.

Com uma trajetória marcada por talento, dedicação e superação, a Viradouro conquistou o coração dos foliões e mais um título para sua coleção de troféus. Agora, é momento de comemorar essa conquista histórica, reunindo toda a comunidade para uma festa em Niterói que ficará eternizada na memória de todos.

“No terceiro domingo do mês de março, dia 17, vamos celebrar o tricampeonato da nossa Viradouro na Av. Amaral Peixoto! Esperamos todos os segmentos, devidamente fantasiados, para celebrar essa conquista tão especial.” escreveu a direção da escola, nas redes sociais.

Vídeo: Conheça o truque da cobra da Viradouro

A Unidos do Viradouro, a grande campeã do Carnaval carioca de 2024, surpreendeu a todos com uma enorme serpente fluorescente em sua comissão de frente. A estrela dessa apresentação deslumbrante tem nome e sobrenome. Por trás dessa incrível criação, estava o talentoso bailarino Wesley Torquato, que compartilhou em suas redes sociais os bastidores dos ensaios para a movimentação da fantasia na avenida. (Vídeos abaixo)

No vídeo, é possível ver Wesley deslizando dentro da estrutura da cobra, percorrendo uma rampa com maestria. A Vermelha e Branca de Niterói decidiu homenagear as serpentes, que são reverenciadas na tradição africana, em seu enredo intitulado “Arroboboi, Dangbé”. A escola transmitiu uma mensagem de proteção e veneração à grande cobra mítica.

Em suas redes o bailarino ‘entregou’ o truque, “Sim! Eu sou a cobra da comissão da Viradouro! (…) Ainda em êxtase com tudo que rolou ontem foi algo surreal vivido, não tenho palavras para agradecer, obrigado aos meus orixás que sempre me guiam”, escreveu.

A serpente fluorescente, que encantou tanto o público quanto os jurados, é uma obra de arte assinada por Priscila Mota e Rodrigo Negri. Esses talentosos artistas conseguiram transformar a ideia em realidade, criando uma comissão de frente que ficará marcada na história do Carnaval carioca.

    Wesley Torquato

    Reprodução Instagram







A Grande Campeã do carnaval 2024

A Unidos do Viradouro foi a grande campeã do carnaval 2024 no Rio de Janeiro. Em segundo ficou a Imperatriz Leopoldinense e terceiro a Grande Rio. A Vermelha e Branca de Niterói chegou ao terceiro título da história com o enredo “Arroboboi, Dangbé”. As fantasias e alegorias mostraram todo o talento de Tarcísio Zanon, o carnavalesco responsável pelo enredo, que abordou a energia do culto ao vodun serpente. A vermelha e branca de Niterói correspondeu às expectativas do público e dos jurados. Do início ao fim, foi um desfile impecável, digno de campeã. A escola de Niterói foi campeã do Grupo Especial três vezes, em 1997, 2020 e agora em 2024. (Vídeos e fotos abaixo)

    Festa na quadra da Unidos do Viradouro

    Unidos do Viradouro – Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal

    Festa na quadra da Unidos do Viradouro

    Festa na quadra da Unidos do Viradouro
Festa na quadra da Unidos do Viradouro

    Festa na quadra da Unidos do Viradouro

“Tive o privilégio de assistir ao lindo e emocionante desfile que resultou na vitória, mais que merecida, da Unidos do Viradouro. Com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre a energia do culto ao vodum serpente conquistamos o título! A Viradouro se supera a cada ano e isso emociona! A indústria cultural do carnaval merece nosso reconhecimento e respeito. É um trabalho feito com esmero para produzir e apresentar o melhor desfile sempre. A Viradouro é só orgulho quando ela entra na Avenida, e não tem um niteroiense que não se emocione. E esse ano não foi diferente. Parabéns a toda a comunidade da nossa Unidos do Viradouro!”, comemora o prefeito de Niterói, Axel Grael.

    Festa na quadra da Unidos do Viradouro

“A Viradouro é minha escola do coração e foi uma honra participar desse desfile deslumbrante, com muito samba e organização. O título foi muito merecido! Cada componente desfilou com garra, mostrando a alegria e a força de ser niteroiense. O Carnaval é cultura, tradição, desenvolvimento econômico e turismo. Muito orgulho da nossa escola e desse título!”, destaca o ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves.

    Unidos do Viradouro – Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal

    Unidos do Viradouro – Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal

    Unidos do Viradouro – Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal

“É uma satisfação enorme pra todos os cidadãos de Niterói e, especialmente, pra nós que somos entusiastas do carnaval por entender que, muito além de uma manifestação cultural, a indústria do carnaval promove o desenvolvimento social gerando emprego e renda para milhares de pessoas ao longo de todo o ano, sobretudo, nos dias de folia com o incremento da atividade turística e o fortalecimento da economia do setor. A Viradouro é um patrimônio artístico e cultural da nossa cidade e ajuda a levar o nome de Niterói pro mundo. Esse desfile lindo e emocionante, coroando todo esse trabalho não poderia ter um final diferente e tão merecido. Viva a Viradouro! Viva nossa escola!”, destaca o presidente da Neltur, André Bento.

    Unidos do Viradouro – Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal

    Divulgação Viradouro/Foto: @rsantosarantes

    Foto: Marcos de Paula

    Comissão de frente | Divulgação Viradouro/Foto: @rsantosarantes

    Rainha de bateria da escola, Erika Januza chegou para o desfile com uma “armadura” metálica cravejada de pedrarias e com um adereço rosa na cabeça | Divulgação Viradouro/Foto: @rsantosarantes

    Reprodução

    Reprodução

    Reprodução

    Reprodução

    Divulgação Viradouro/Foto: @rsantosarantes

Todos os nove quesitos foram defendidos com brilhantismo por toda a escola, desde a comissão de frente, que mais uma vez se destacou, até a comunidade que entrou na avenida com uma garra impressionante. Cada desfilante merece todos os elogios pelo seu empenho e dedicação.

O apuro estético também foi um ponto alto do desfile da Viradouro. As fantasias e alegorias mostraram todo o talento de Tarcísio Zanon, o carnavalesco responsável pelo enredo “Arroboboi, Dangbé”, que abordou a energia do culto ao vodun serpente.

A harmonia visual foi evidente em toda a apresentação, e a bateria do mestre Ciça levantou o público com sua energia contagiante. Além disso, o retorno do intérprete Wander Pires para a agremiação foi triunfal, emocionando a todos com sua voz poderosa.

O nascer do sol contribuiu para criar uma atmosfera ainda mais favorável ao desfile da Viradouro. A energia estava palpável, e a escola soube aproveitar cada momento para brilhar na avenida. Com uma apresentação de 67 minutos, a Unidos do Viradouro mostrou ao mundo sua força e determinação, conquistando a todos com sua performance impecável.

A comissão de frente, coreografada pelos renomados Priscilla Mota e Rodrigo Negri, recebeu o nome de “Alafiá”. Com um total de 24 integrantes, eles criaram um espetáculo visual, artístico e dançante, repleto de efeitos surpreendentes. A comissão começou com uma poderosa sacerdotisa no centro, rodeada por guerreiras Agojies empunhando lâminas, demonstrando força e sincronia impressionantes. Em seguida, uma imensa serpente emergiu de um tripé, representando um ninho, deslizando pelo chão da avenida e deixando o público boquiaberto. Os integrantes então subiram na alegoria e deram continuidade à apresentação, trocando de figurino para representar o ritual de preparação das guerreiras. Nesse momento, uma mulher serpente assumiu o papel principal, e a coreografia, aliada às fantasias, criou outro efeito esplêndido. Para encerrar, surgiu uma serpente mordendo o próprio rabo, símbolo do infinito. A luz cênica da Sapucaí foi utilizada durante toda a apresentação, culminando em um magnífico arco-íris no final.

Encarnando o eterno espírito da serpente, o casal pioneiro de mestre-sala e porta-bandeira, Julinho e Rute, deslizou pela avenida com uma elegância cativante. A dupla experiente encenou uma série de momentos memoráveis, deixando uma marca indelével no desfile. A porta-bandeira deslumbrou o público com uma sequência de piruetas de tirar o fôlego, enquanto Julinho, em sua dança, formou um círculo perfeito. Embora esses movimentos possam parecer simples, eles carregam um significado profundo. Como a sinopse da Viradouro nos revela: “É Dangbé, o vodum da proteção, do equilíbrio e do movimento. Nele, nada começa nem termina, tudo avança, tudo retorna. É o constante redemoinho do universo, o círculo completo, personificado pela imagem da serpente que engole a própria cauda”.

A escola de Niterói deu início ao seu desfile ainda de madrugada, com alegorias que brilhavam misteriosamente no escuro. A segunda metade do espetáculo foi realizada já ao amanhecer com o sol despontando no horizonte. A Viradouro encerrou com chave de ouro as apresentações do Grupo Especial do Rio de Janeiro às 5h58.