Previsão do Tempo

'Bolha de calor': previsão do tempo para o final de semana em Niterói

Praia de Piratininga | Arquivo
Praia de Piratininga | Arquivo

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, entre a sexta-feira (15/03) e o domingo (17/03), o tempo será estável na cidade de Niterói devido a influência de um sistema de alta pressão. Desta forma, o céu ficará predominantemente claro, com temperaturas elevadas e previsão de baixa umidade relativa entre o final da manhã e o período da tarde. Os ventos serão fracos a moderados e não há previsão chuva.  

Na segunda-feira (18/03), haverá variação de nebulosidade devido o aumento de umidade em Niterói, com céu claro/parcialmente nublado passando a nublado. Não há previsão de chuva. As temperaturas estarão em declínio e os ventos fracos a moderados.

‘bolha de calor’

Antes que o verão termine, no dia 20 de março, o Brasil será atingido por uma forte onda de calor nos próximos dias. O portal meteorológico MetSul alerta para a presença de uma “bolha de calor” que afetará parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos últimos dias do verão de 2024, podendo elevar as temperaturas para 45°C. Enquanto isso, há previsão de chuvas intensas em áreas do Nordeste e Norte do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o MetSul, a região impactada pela bolha de calor inclui os estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com o MetSul, em virtude da “bolha de calor”, as temperaturas podem atingir até 10 °C acima da média em determinadas regiões. Esse fenômeno acontece em áreas de alta pressão, onde uma cúpula de calor se forma e permanece estacionada sobre a região por dias ou até mesmo semanas, retendo o ar quente embaixo dela.

“Até o fim do verão uma onda de calor intensa elevará as temperaturas, com os termômetros podendo chegar até 45°C. Nesses dias os cuidados com a saúde devem ser redobrados. É fundamental que todos bebam muita água e na medida do possível evitem a exposição ao sol.” ressaltou a prefeitura de Niterói.