Polícia

Lava a jato é flagrado furtando água e energia em Niterói

Divulgação/Águas de Niterói
Divulgação/Águas de Niterói

Uma operação da Delegacia de Defesa de Serviços Delegados (DDSD) flagrou, na manhã do dia 26/02, furto de água e energia elétrica em um lava a jato, localizado no Barreto, Zona Norte de Niterói. Uma pessoa foi detida e encaminhada para a Cidade da Polícia, no Rio de Janeiro. A ação foi acompanhada pelas concessionárias Águas de Niterói e Enel Distribuição Rio, responsáveis pelo fornecimento de água e energia na cidade.

    Divulgação/Águas de Niterói

    Divulgação/Águas de Niterói

Águas de Niterói identificou que o lava a jato estava conectado à rede de distribuição de água de forma clandestina. Os técnicos da empresa retiraram os aparelhos usados no furto. O estabelecimento já havia sido notificado diversas vezes pela concessionária de saneamento, e estava com o abastecimento suspenso desde junho de 2023. Após realizar vistorias, a concessionária notou uma nova irregularidade no estabelecimento e acionou a DDSD.

A equipe da Enel encontrou uma ligação direta em três fases, sem passar por aparelho de medição de consumo. A irregularidade foi removida.

“O furto de água e energia é crime passível de penalidade, de acordo com o Artigo 155 do Código Penal, pode causar danos na estrutura das concessionárias prestadoras de serviço, e prejudicar o fornecimento de água e energia para a região. Além disso, ligações clandestinas de água aumentam o risco de contaminação da rede distribuidora e a propagação de doenças de veiculação hídrica. Em 2023, Águas de Niterói retirou cerca de 2.300 ligações clandestinas de água na cidade e, em janeiro de 2024, já flagrou mais de 240 irregularidades.” ressaltou a Águas de Niterói.

A população pode denunciar, de forma anônima, furtos de água por um dos canais de relacionamento da Águas de Niterói: WhatsApp 21 97211-8064 ou 0800 723 1222.