Polícia

Flagra na Baía de Guanabara: PF prende homem com 5 kg de cocaína em Cruzeiro

Divulgação/PF
Divulgação/PF

Na manhã deste sábado, (24/2), a Polícia Federal prendeu em flagrante um homem transportando cerca de 5kg de cocaína, a ação contou com o apoio da Guarda Portuária do Rio de Janeiro. A droga foi encontrada durante cumprimento de mandado de prisão preventiva em navio de Cruzeiro, na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

O homem estava viajando em navio de cruzeiro vindo de ilhéus/BA, onde sua comparsa já tinha sido presa pela PF com grande quantidade de drogas, entretanto ele havia conseguido escapar. Durante o trajeto, a 1ª Vara Federal de Ilhéus expediu o mandado de prisão preventiva em desfavor do preso.

O mandado foi cumprido por policiais federais que abordaram o navio, nesta manhã, no momento da atracação na Baía de Guanabara. Durante a ação foram encontrados aproximadamente 5kg de cocaína com o alvo do mandado, o que resultou em sua prisão em flagrante, além da prisão preventiva.

O preso foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro para os procedimentos de polícia judiciária e posteriormente ao sistema prisional do estado, onde ficará à disposição da justiça. A prisão ocorre no âmbito da operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que que está ocorrendo nos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí/RJ e Santos/SP, assim como nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos/SP.

    Divulgação/PF
    Divulgação/PF

O decreto de Garantia da Lei e da Ordem está em vigor desde o dia 6 de novembro com prazo de duração até 3 de maio de 2024, em um trabalho de articulação coletiva entre diversos órgãos de segurança pública. A operação tem o objetivo de fortalecer o combate ao tráfico de drogas e de armas, além de outras condutas ilícitas de abrangência nacional e internacional, por meio de ações preventivas e repressivas.