Polícia

Assassino de porteiro de colégio em Niterói responderá por latrocínio

De acordo com as investigações, Rennan de Oliveira da Silva Santos era conhecido por cometer assaltos em diversos bairros de Niterói, utilizando faca e garrafa de vidro quebrada para intimidar suas vítimas
De acordo com as investigações, Rennan de Oliveira da Silva Santos era conhecido por cometer assaltos em diversos bairros de Niterói, utilizando faca e garrafa de vidro quebrada para intimidar suas vítimas

A Polícia Civil confirmou neste sábado (24) que o criminoso, identificado como Rennan de Oliveira da Silva Santos, de 21 anos, preso pelo Segurança Presente, logo após o brutal assassinato do porteiro do colégio MV1, Sebastião Lair Hipólito, responderá por latrocínio, que consiste no roubo seguido de morte. O crime ocorreu na manhã de sexta-feira (23) em Icaraí, Zona Sul de Niterói.

Segundo a Polícia Civil, Rennan é usuário de drogas e ele mesmo tomou a decisão de se internar no Hospital Psiquiátrico de Jurujuba, em Niterói. No entanto, o criminoso deixou a instituição de saúde sem a devida autorização dos profissionais médicos na última terça-feira, três dias antes do ocorrido. Ele já havia sido preso outras duas vezes, pelo crime de roubo mediante a ameaça.

Em 2021, Rennan foi detido pela primeira vez, mas sua estadia na prisão durou menos de cinco meses. Após apenas três meses em liberdade, ele foi novamente preso, desta vez ficando atrás das grades por um ano e seis meses. No entanto, o Tribunal de Justiça do Rio decidiu revogar a prisão preventiva do assaltante. Em uma decisão emitida em maio do ano passado, a justiça concedeu a Rennan o direito de responder pelo crime em liberdade.

Sebastião, porteiro da Rede MV1 de Icaraí, localizada na Rua Gavião Peixoto, estava iniciando sua rotina matinal de abrir a escola quando deparou-se com Rennan no corredor, carregando pertences da instituição de ensino. Testemunhas relataram que Sebastião, tentou impedir o assalto e entrou em confronto com o ladrão. Rennan sacou uma faca e atacou o porteiro.

Ao deixar o local, Renan cometeu outros crimes, incluindo o roubo do celular de Sebastião, a bolsa de outra funcionária e ainda avisou que deixou o porteiro agonizando dentro da escola. Além disso, durante sua fuga, o ladrão também se apropriou de uma bicicleta.

Os agentes do Segurança Presente conseguiram prender o criminoso, que vinha praticando crimes na cidade e durante a semana já tinha roubado diversas pessoas, somente após a morte do “Tio Sebastião”, como era chamado carinhosamente por alunos, e encaminharam o suspeito à Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG), onde ele foi autuado em flagrante pelo crime de latrocínio contra a vítima.

Além disso, a Polícia Civil confirmou que o indivíduo também cometeu roubos contra outras duas pessoas, que registraram queixas na 77ª DP (Icaraí). De acordo com o Segurança Presente, durante a semana ele já tinha cometido seis roubos, mas nem todos devem ter sido registrados.

De acordo com o major Abraão Climaco, responsável pela coordenação da Operação Segurança Presente em Niterói, a Polícia Militar já estava em busca do criminoso. “A gente já tinha a qualificação dele, já sabia quem era. Já tinha todas as características dele, era questão de tempo. Infelizmente teve esse crime cruel”, lamentou o major.

Os pertences das vítimas foram recuperados pelo Segurança Presente logo após o assassinato. O sepultamento de Sebastião ocorreu na tarde deste sábado no cemitério do Maruí, no Barreto, Zona Norte de Niterói. O colégio MV1, onde Sebastião trabalhava, emitiu uma nota lamentando a perda do funcionário e alertando para a crescente violência em Niterói. Pais e alunos do colégio fizeram uma Caminhada Pela Paz, na manhã deste sábado, que teve concentração em frente à escola, seguindo pela Rua Mariz e Barros e terminando na Praia de Icaraí. Durante a manifestação, a comunidade escolar pediu por mais segurança na cidade. (Assista abaixo)

    Sebastião Lair Hipólito | Foto: Reprodução