Cidades

Redutor de tráfego na frente da Pestalozzi de Niterói gera polêmica, mas viabiliza travessia de pessoas com deficiência

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides
Sistema traffic calm na Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba, foi um pedido do Conselho Municipal de Saúde (CMS) atendido pela prefeitura; Local está sinalizado e terá operador de trânsito 24h

A Prefeitura de Niterói atendeu ao pedido da Pestalozzi e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e instalou um sistema traffic calm em frente a sede da Associação, na Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba. O redutor de velocidade tem o objetivo de facilitar a travessia de pessoas com deficiência (PCDs) que fazem tratamento na Pestalozzi. Alvo de críticas, o local recebeu nova sinalização e terá um operador de trânsito 24h para orientar os motoristas. Nas redes sociais circulam vídeos criticando a medida, assista abaixo.

O traffic calm é uma antiga reivindicação dos usuários dos serviços da Pestalozzi que foi levada à Prefeitura pelo CMS. Trata-se de um equipamento de segurança que foi instalado em um ponto onde os acidentes de trânsito são frequentes, inclusive com vítimas fatais.

Para orientar os motoristas, a NitTrans instalou sinalizações verticais (placas) e horizontal (pintura asfáltica) no trecho onde foi criado o redutor de velocidade. A estrutura de sinalização segue todos os critérios estabelecidos no código brasileiro de trânsito para equipamentos do tipo. De acordo com o órgão, um operador de trânsito ficará 24h horas por dia no local orientando os motoristas até que todos se acostumem com a mudança.

“A Nittrans têm uma grande preocupação com a educação no trânsito e conta com o apoio da população e motoristas. Estamos aplicando em Niterói um conceito mundial de educação no trânsito, para trazer dignidade à pessoa com deficiência ao atravessar ruas em segurança. Nossos planos para o futuro incluem também levar esse mesmo modelo para a frente de escolas”, adianta o presidente da NitTrans Gilson Souza.

Mãe do pequeno Jonathan, que é cadeirante e faz tratamento na Pestalozzi, Camila Sampaio Farias Pereira, comemorou o novo sistema de travessia no local. Ele diz que o traffic calm deu maior mobilidade a PCDs. “Nós, mães de crianças especiais, lutamos muito para ter isso aqui, precisávamos dessa travessia. Estamos muito agradecidas à prefeitura por ajudar a gente nesse momento e viabilizar essa travessia aqui, que era tão perigosa para todos que frequentam a Pestalozzi”, lembrou Camila Sampaio Farias Pereira.