Notícias

Niterói permanece em estágio de alerta máximo neste domingo

Cidade registrou no sábado maior volume de chuva durante uma hora desde o início da medição
Cidade registrou no sábado maior volume de chuva durante uma hora desde o início da medição

Niterói segue em estágio de alerta máximo desde às 2h15 deste domingo devido à previsão de chuvas moderadas a fortes. Na noite de sábado, a cidade atingiu o maior registro de chuva em uma hora desde que a medição é feita pelo município. O temporal chegou a 120,2 milímetros no período de uma hora, o que representa mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro. A Defesa Civil da Prefeitura de Niterói foi acionada até o momento para 14 ocorrências de deslizamentos. Não há registro de mortes nem de feridos graves. No momento, há 21 pessoas desabrigadas e 43 desalojadas. Todas estão sendo atendidas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. (Veja fotos e vídeos aqui)

Há registros de deslizamentos de encosta e de desabamento de casas nas regiões do Boa Vista, Bonfim, Cavalão, São Francisco e Morro da Penha. Desde a noite de sábado foram acionadas oito sirenes: as do Morro do Estado, Morro da Penha, Boa Vista, Jurujuba, Cavalão, Preventório, Travessa Beltrão e Morro do Palácio. Moradores dessas áreas foram orientados a se deslocarem para pontos de apoio com ajuda de voluntários e lideranças dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).

Ainda foram registrados 12 casos de queda de árvores, todas atendidas pelo Corpo de Bombeiros e por equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser).

“O maior registro de chuva em Niterói até este fim de semana era de 86 milímetros em uma hora, em fevereiro do ano passado. Neste sábado o volume foi de mais de 120 milímetros em uma hora. Foi muita água em pouco tempo, com mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro. Mas os investimentos em contenção de encostas nos últimos anos na cidade amenizaram muito os impactos. Com certeza, essas intervenções salvaram vidas”, afirma o coronel Walace Medeiros, secretário municipal de Defesa Civil e Geotecnia.

Numa escala comparativa, os municípios brasileiros adotam as seguintes medidas: chuva fraca, abaixo de 5,0 mm/h; chuva moderada, entre 5,0 e 25 mm/h; chuva forte, entre 25,1 e 50 mm/h; e chuva muito forte, acima de 50,0 mm/h.

Força-tarefa nas ruas – Neste domingo (14), uma força-tarefa com funcionários da Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e da Seconser está nas ruas da cidade para mitigar os efeitos do temporal. Da Clin, são 500 agentes realizando serviços como varrição, retirada de lama, galhos e entulhos e lavagem, com o apoio de 70 equipamentos. Mais de 100 toneladas de resíduos já foram recolhidos. Já a Seconser atua com 100 funcionários para poda e desobstrução de ralos. Equipes da NitTrans também participam dando apoio às ações.

O Centro de Niterói e as regiões Norte, Sul e das praias da Baía foram as mais atingidas pela chuva que caiu sobre a cidade na noite de sábado e madrugada de domingo. Houve alagamentos em pontos da cidade, entre eles a Avenida Roberto Silveira, com transtornos para o trânsito.

As equipes técnicas da Defesa Civil permanecem mobilizadas e realizando vistorias nos locais em que há sinalização de risco.

A previsão meteorológica indica a continuidade da instabilidade, podendo ocorrer volumes moderados a fortes de chuva durante todo o domingo. A orientação da Prefeitura de Niterói é de que as pessoas sigam atentas aos alertas da Defesa Civil através das mídias sociais, SMS 40199, grupos de WhatsApp e pelo aplicativo ALERTA DCNIT. Em caso de emergência, devem acionar a Defesa Civil através dos telefones 199 ou 2620-0199.