Notícias

Niterói entrou em estágio de alerta por conta das fortes chuvas

Equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói | Divulgação
Equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói | Divulgação
Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 ou 2620-0199

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou que a cidade está em estágio de alerta desde às 18h20 desta sexta-feira (12), devido à aproximação de núcleos de chuva moderada a forte no município. (Vídeos mostram os pontos de alagamento em Niterói, assista aqui)

“Equipes da Prefeitura de Niterói estão atuando nas ruas para mitigar os impactos da chuva. Operadores da NitTrans estão orientando motoristas, equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão realizando serviços emergenciais de retirada de galhos de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas. Os funcionários trabalharão durante toda a madrugada executando o serviço de retirada de resíduos.” informou a prefeitura.

Até o momento, foram acionadas sirenes no Pé Pequeno e Boa Vista. Não há registro de deslizamento e nem de feridos. Equipes do Samu e da Assistência Social estão no local para apoio a eventual emergência.

“Houve registro de bolsões d’água na Ponta da Areia, Centro, Alameda São Boaventura, Ponto Cem Réis, Icaraí e Santa Rosa. Apesar da forte chuva, o escoamento da água está acontecendo de forma rápida.” informou a prefeitura.

Informação – A Defesa Civil pede que a população acompanhe os canais de comunicação da Prefeitura de Niterói. O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp. O Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref) está sendo atualizado com boletins das chuvas.

Prevenção – A Defesa Civil orienta que, em caso de estágio de Atenção, Alerta ou Alerta Máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Além disso:

  • Os moradores de áreas de riscos devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e preparados para se deslocarem para locais seguros.
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar.
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
  • Caso a sirene de sua localidade seja acionada, siga imediatamente para os pontos de apoio, residências de familiares ou amigos localizados em locais seguros.

Previsão – De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, um sistema de baixa pressão no oceano manterá o tempo instável na cidade de Niterói. Desta forma, haverá céu nublado com temperaturas em declínio e previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte a qualquer momento, principalmente na manhã/tarde de sábado (13) quando há condições atmosféricas para ocorrência de raios e rajadas de vento moderada/forte. No domingo (14), o céu ficará nublado em Niterói, com chuva fraca a moderada isolada nos períodos da madrugada e da tarde. As temperaturas estarão estáveis e os ventos serão fracos a moderados. Na segunda-feira (15), um sistema de alta pressão influenciará o tempo em Niterói. Assim, a previsão é de céu parcialmente nublado e sem chuva. As temperaturas apresentarão elevação e os ventos terão intensidade fraca a moderada.