Cidade

Enel promete 6 mil podas preventivas em Niterói

Uma das 6 mil podas prometidas pela concessionária para o primeiro trimestre, realizada nesta semana. Foto: Enel

A Enel Distribuição Rio informou nesta semana que intensificou as ações de manutenção preventiva em Niterói, que incluem o reforço de podas de galhos e árvores com potencial de impacto na rede. De acordo com a empresa, estão previstas cerca de 6 mil podas no primeiro trimestre apenas no município, “um incremento de 100% em relação ao mesmo período de 2023” disse.

Esse é um assunto que gera muita revolta e indignação em Niterói, tendo em vista que a cidade vem padecendo e vem constatando ao longo do tempo uma atenção precária acerca dessa ação tão importante. Mas mesmo assim, a Enel afirma que no ano passado realizou mais de 24,6 mil podas no município, isso mesmo, “mais de 24,6 mil”. Solicitamos à Enel, a relação ou um gráfico por bairros das “mais de 24,6 mil” podas no município em 2023, até o fechamento desta reportagem ainda não recebemos. Assim que recebermos, vamos publicar.

 

“Em continuidade ao cronograma, já nos primeiros dias de 2024, equipes da distribuidora efetuaram 400 podas na Região Oceânica e, nesta semana, estão programadas mais 500 em bairros como Icaraí, Santa Rosa e Pé Pequeno. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Niterói.” alegou a Enel.

De acordo com a distribuidora, o objetivo das ações é minimizar o contato da vegetação com a rede elétrica da companhia, evitando curtos-circuitos que prejudicam o fornecimento de energia. O contato com a fiação e a queda de galhos e árvores sobre a rede são algumas das causas mais comuns de interrupções do fornecimento de energia, especialmente no verão em razão de chuvas e ventos.

“Acreditamos que este trabalho é de extrema importância para tornar a rede menos exposta a intempéries climáticas. Tudo é feito com muito cuidado e respeito à vegetação, para que haja um equilibro em nossa operação, sem privar a população também das sombras e da beleza das árvores”, destaca José Luis Salas, diretor de Operações de Redes da Enel Distribuição Rio.

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretária de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), é responsável pela poda das árvores localizadas nas ruas da cidade, mas quando a árvore está ameaçando o fornecimento de energia elétrica, seja em contato com a fiação ou com os transformadores da Enel, a responsabilidade da execução da poda é da concessionária.

    Uma das 6 mil podas prometidas pela concessionária para o primeiro trimestre, realizada nesta semana. Foto: Enel
    Uma das 6 mil podas prometidas pela concessionária para o primeiro trimestre, realizada nesta semana. Foto: Enel
To Top