Cidades

Multidão celebra em Niterói a chegada de 2024 com fogos silenciosos ao som de LUX 4

Praia de Icaraí assistiu a queima de fogos ao som de LUX 4, canção de Brian Eno.
Praia de Icaraí assistiu a queima de fogos ao som de LUX 4, canção de Brian Eno.

Mais de 250 mil pessoas comemoraram a chegada de 2024 no Réveillon da Praia de Icaraí, Zona Sul de Niterói, organizado pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e Prefeitura, em clima de confraternização, tranquilidade e alegria com os quinze minutos de fogos silenciosos que tomaram conta do céu. (Vídeo abaixo)

Durante a queima de fogos uma música chamou atenção do público presente, trata-se de LUX 4, canção de Brian Eno, músico, compositor produtor musical, artista visual e teórico britânico, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da música ambiente. Após a queima de fogos Lulu Santos subiu ao palco e animou o público.

O músico é famoso pelo caráter minimalista de sua obra e aposta nas palavras e vocais para meditar sobre a emergência climática.

LUX é o primeiro álbum solo de Brian Eno pela Warp Records e seu primeiro álbum solo desde Another Day On Earth, de 2005. Ele o encontra expandindo os tipos de temas e texturas sonoras que estavam presentes em álbuns clássicos como Music For Films, Music For Airports e Apollo: Atmospheres and Soundtracks. Eno vê isso como uma continuação de seu projeto ‘Music for Thinking’ que inclui Discreet Music (1975) e Neroli (1993).

LUX é uma das obras mais ambiciosas de Eno até hoje; é uma composição de 75 minutos em doze seções que evoluiu de uma obra atualmente guardada na Grande Galeria do Palácio de Venaria em Torino, Itália. O álbum é o terceiro de Eno pela Warp, seguindo dois álbuns colaborativos Small Craft on a Milk Sea (com Jon Hopkins e Leo Abrahams) e Drums Between The Bells (com Rick Holland).

LUX foi lançado em 12 de novembro de 2012 (13 na América do Norte) em CD e download, e em 10 de dezembro de 2012 (11 na América do Norte) em LP pela Warp Records.