Maricá

Maricá terá queima de fogos em nove pontos da cidade

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, preparou uma grande festa de réveillon, no dia 31 de dezembro, para a população saudar a chegada de 2024 em 11 pontos da cidade, com 18 atrações musicais e a tradicional queima de fogos, que terá um total de 20 toneladas, duração de 15 minutos e 40% menos barulho.

Assim como no ano anterior, serão 80 decibéis de espetáculo pirotécnico com objetivo de reduzir a sensibilidade auditiva em crianças, idosos e nos animais.

 

Os shows com artistas locais acontecem em palcos montados em Araçatiba (Praça Tiradentes), orla de Bambuí (orla), Barra de Maricá (altura da Ru 13), Cordeirinho (altura da Rua 90), Itaipuaçu (Rua Um e 70 e Recanto), Jacaroá (Raquel Fonseca), orla do Parque Nanci, Ponta Negra (Rua Prefeito Arturzindo Rangel) e São José de Imbassaí (orla das Amendoeiras).

Todos os locais terão dois shows, sendo o primeiro começará às 20h30, e o segundo a partir das 23h, exceto Jacaroá, Rua Um e Recanto (Itaipuaçu), que terá apenas uma apresentação às 23h. Em Itaipuaçu, a queima de fogos acontece somente na Rua Um.

Trânsito

A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) vai atuar com 110 agentes (entre efetivos e pessoal de apoio) e oito viaturas no controle do trânsito, orientação a motoristas e nos bloqueios das principais vias de acesso e entorno dos pontos onde vão ocorrer a queima de fogos. O órgão informou ainda que a ponte da Barra será interditada cinco minutos antes do início do espetáculo pirotécnico, voltando a ser liberada logo que terminar.

As alterações nas vias acontecem no Parque Nanci (Av. dos Pombos, ruas Condor, Flamingos, das Graças, Canarinhos e das Águias); Itaipuaçu (Av. Beira Mar, ruas 37 e Professor Cardoso de Menezes; Cordeirinho (Av. Maysa e ruas 92 e 93); Ponta Negra (Rua Prefeito Arturzindo Rangel); Barra de Maricá (Rua 13 e Av. Maysa); Centro (Rua Álvares de Castro e Av. Prefeito Odenir Francisco da Costa). Como nos anos anteriores do Natal Iluminado, a Sectran também vai disponibilizar área de estacionamento em Araçatiba, no trecho entre a Rua 35 e o deck pôr-do-sol.

Segurança e ordenamento urbano

A Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop) vai atuar no dia 31/12 com 160 agentes da Guarda Municipal nas ações de fiscalização de trânsito e de ordenamento urbano nos pontos de queima de fogos da cidade. O planejamento conta ainda com o apoio de 622 câmeras de monitoramento, 58 viaturas, uma base móvel de monitoramento, além de dois reboques. Para reforçar a segurança na cidade, 150 vagas foram disponibilizadas a policiais militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) para a operação réveillon.

A Secretaria de Transportes, por meio da Coordenadoria de Posturas, vai atuar no dia 31/12 com 69 agentes (entre efetivo e pessoal de apoio) na fiscalização dos ambulantes credenciados e coibir a presença de vendedores irregulares e a venda de bebidas em garrafas de vidro, oferecendo a troca dos recipientes.

Urgência e Emergência

Durante a virada de ano, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, a Unidade de Saúde 24h Santa Rita (Itaipuaçu) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) permanecem funcionando 24 horas por dia.

As equipes da Defesa Civil permanecem de prontidão 24 horas no centro operacional e podem ser acionadas pela população por meio dos telefones 199, 2637-1999 ou pelo WhatsApp (21) 97000-5782.

Programação do Réveillon de Maricá:

Araçatiba (Praça Tiradentes)
Jorginho Doug – 20h30
Grupo Tô Kerendo – 23h

Orla de Bambuí
Marianna Cunha – 20h30
Grupo Vai e Volta – 23h

Barra de Maricá (Praia, na altura da Rua 13)
Lara Zuzarte – 20h30
Moniquinha Ângelo – 23H

Cordeirinho (Altura da Rua 90)
Betinho Bahia & Ismayer Alves – 20h30
Jô Borges – 23h

Orla do Parque Nanci
Douglas Kali – 20h30
Bruna Mandz – 23h

Ponta Negra (Rua Prefeito Arturzindo Rangel)
Baby do Cavaco – 20h30
Amanda Dilva – 23h

São José de Imbassaí (Orla das Amendoeiras)
Oh Sorte – 20h30
Kontagiô – 23h

Itaipuaçu (Rua Um)
Rafael Caçula – 23h

Itaipuaçu (Recanto)
Boguinha – 23h

Itaipuaçu (Rua 70)
Tátudoemcasa – 23h

Orla de Jacaroá
Raquel Fonseca – 23h

To Top