Notícias

Enel recebe apoio da prefeitura na realização de podas em Niterói

Divulgação | Enel
Divulgação | Enel

Com inúmeras reclamações por parte dos clientes e pensando nos efeitos do verão, quando fortes chuvas e vendavais atingem as cidades, a Enel informou que trabalha no momento em ações preventivas com o objetivo de minimizar os impactos de fenômenos climáticos no fornecimento de energia para a população.

Nesta semana (de 12/15 a 15/12), em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos de Niterói (Seconser), a companhia realiza uma ação de poda de árvores em Camboinhas, na Região Oceânica. Entretanto, a população espera que este tipo de ação, tão necessária, seja feita de modo permanente e não apenas pontual, e em todas as regiões da cidade.

Segundo a Enel, ao todo, serão realizadas cerca de 800 podas até o dia 15 de dezembro, tornando as redes elétricas da região mais protegidas da vegetação local. O contato de galhos com a fiação e a queda de galhos e árvores sobre a rede são algumas das causas mais comuns de interrupções do fornecimento de energia, especialmente no Verão.

“Esse é um trabalho muito importante, realizado com cuidado e respeito à vegetação. Com o apoio fundamental da Prefeitura, fizemos a retirada de galhos que estavam interferindo na rede da companha ou que apresentavam risco de queda”, destaca Romolo Yamamoto, responsável pela unidade operacional da Enel em Niterói.

“O trabalho de podas é um esforço conjunto entre as prefeituras e distribuidoras de energia. Por lei, a atribuição pelo manejo da vegetação nas cidades, incluindo as podas, é das Prefeituras. No entanto, a parceria com as distribuidoras é importante, porque nós atuamos em podas preventivas de galhos próximos à rede elétrica e podas corretivas quando os galhos estão encostando na rede ou apresentam riscos de acidentes elétricos”, complementa Romolo.

Divulgação | Enel

A operação realizada nessa semana em Camboinhas conta com a mobilização de 11 equipes de podas e outras quatro para recolhimento dos resíduos gerados durante a atividade. Dois supervisores e dois engenheiros da companhia também acompanharam os trabalhos.

Toda a vegetação retirada será recolhida pela companhia e encaminhada para descarte apropriado, em parceria com a Prefeitura. A Enel diz que em 2023, realizou mais de 35 mil podas em Niterói, e a estimativa para até o fim do ano é de cerca de 40 mil podas no município.