Notícias

Ônibus elétrico da Higer circula em Niterói

Azure circula em Niterói | TEVX Higer Divulgação
Azure circula em Niterói | TEVX Higer Divulgação

O modelo Azure A12BR da Higer realiza desde o fim de novembro uma série de testes com transporte de passageiros em Niterói. A iniciativa é uma ação da TEVX Higer a convite da Prefeitura da cidade.

O veículo opera na linha  49.2 Fonseca x Icaraí x Centro. O Prefeito Axel Grael fez uma viagem no veículo e observou detalhes do lay out interno, a rampa de acesso e recebeu explicações técnicas da equipe da Higer.

Elétrico, com zero emissões de gases e ruídos e autonomia de 270 km, o Azure chama atenção pelo conjunto de acessibilidade, sendo o único projetado com piso baixo total e um exclusivo sistema de “ajoelhamento” de suspensão, que proporciona maior segurança, conforto e facilidade no embarque e desembarque de passageiros. Na parte interna, o veículo conta com corredores largos e rampa de acesso na porta central, fundamentais para os passageiros com mobilidade reduzida.

“O nosso ônibus foi desenvolvido para proporcionar a melhor experiência em viagem urbana  aos usuários e a população de Niterói está experimentado na prática a qualidade e conforto que conseguimos imprimir, custo operacional otimizado para o Operador”, ressalta Adriana Taqueti, gerente de vendas e marketing da TEVX Higer.

Dentro do veículo o usuário encontra toda a tecnologia que faz desse modelo uma referência em 138 países, com mais de 9000 unidades  vendidas. Luzes coloridas de LED trazem o benefício da cromoterapia aos passageiros, que ainda podem aproveitar do wi-fi e dos carregadores USB posicionados nas laterais para quem viaja sentado e nos balaústres para quem circula em pé.

Há ainda um sistema de ar condicionado ecológico sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais. A solução oferece um ambiente melhor climatizado em qualquer estação do ano, o que é complementado por vidros com tratamento UV.



O veículo elétrico operará na cidade durante 15 dias, nesta primeira fase, oferecendo viagens normais em dias úteis, sábados e domingos. Todos os motoristas e operadores envolvidos receberam um treinamento ministrado pelos instrutores da Higer.

TEVX HIGER

A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).



Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.