Direito

Pedro Gomes participa da entrega da Medalha Tiradentes ao desembargador Ivan Alemão, na Alerj

Divulgação

O presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, foi convidado pelo desembargador Ivan Alemão para ser um dos oradores na solenidade de entrega da Medalha Tiradentes concedida a ele por indicação do deputado Chico Machado, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na última terça-feira, dia 5.

Além de Pedro Gomes e Ivan Alemão, compuseram a mesa da solenidade, o desembargador do TJ/RJ Alexandre Teixeira, Gustavo Sampaio, professor de Direito Constitucional da UFF, também oradores, o deputado Chico Machado e seu chefe de gabinete, Erick Andrade. 

“A escolha do Dr. Pedro Gomes refere-se à minha ligação com a advocacia e à magistratura em Niterói, da qual me orgulho muito e tenho imensa gratidão”, destacou o desembargador, que se aposentou do Tribunal Regional do Trabalho em dezembro de 2021.

O presidente da OAB Niterói se disse honrado com o convite e citou a brilhante carreira do homenageado:

“A honraria da Medalha Tiradentes, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, é um testemunho merecido de seu compromisso excepcional com a causa pública. Que este momento de reconhecimento seja não apenas um tributo ao passado, mas também um estímulo para que outros sigam os passos ilustres do desembargador Ivan, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Parabéns por essa merecida honraria, que coroa uma vida dedicada ao serviço público e à busca incessante pela justiça!”

Com um currículo brilhante dedicado à Justiça Trabalhista e à área acadêmica, Ivan Alemão também advogou para o Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e do Estado, de 1987 a 1990, Sindicato dos Empregados dos Edifícios de Niterói (1990 a 93) e Sindicato dos Aeronautas do Estado (1992 a 93). Implementou as primeiras ações coletivas, inclusive nos planos econômicos, participando de diversas negociações e instauração de dissídios coletivos.

Dentre diversos títulos, possui graduação em Direito e História, mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde lecionou por 28 anos, tendo ingressado por meio de concurso público em 1º lugar, em 1995, e também foi professor da Escola da Magistratura do TRT-1, em 2022. Tem ainda doutorado em Antropologia pela UFRJ.

Exerceu o cargo de juiz do Trabalho de 1993 a 2013, em São Gonçalo, Rio de Janeiro e Niterói, quando passou a ser desembargador por meio de promoção, tendo se aposentado em 2021. No TRT-1 foi eleito presidente da Seção de Dissídios Individuais (Sedi) e depois também eleito para o Órgão Especial, até sua aposentadoria.

Estavam presentes à solenidade: Junior Rodrigues, diretor-geral da ESA Niterói; Alessandra Guimarães, conselheira da OABNiterói; Jorge Ramos, desembargador do TRT; Marcelo Cruz, César Dória e Cristina Targino, ex-presidentes e atual presidente da Afat; Ana Martha Mandetta, advogada e esposa de Ivan Alemão; Cláudia Márcia Carvalho Soares, juíza do TRT e ex-presidente da Ajutra; Thereza Prata, juíza do TRT; Maurício Pizarro Drummond, juiz do TRT; e Diogo Ferreira, filho do homenageado e servidor público do Ministério do Trabalho, e Yuri Mandetta, neto do homenageado e estudante de Direito.

A Medalha Tiradentes é uma honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, destinada a premiar pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado.

To Top