Notícias

Emater-Rio celebra 65 anos em solenidade na Alerj

Emater 65 anos
Emater 65 anos

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro, Emater-Rio, comemora seus 65 anos celebrando a marca de mais de 34 mil produtores rurais, suas famílias e organizações assistidas em 2022. Para festejar, o órgão estadual receberá homenagem no Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Alerj, no próximo dia 11, durante o mês da Extensão Rural no Brasil. O encontro vai lembrar as seis décadas e meia da instituição no apoio e desenvolvimento da agricultura familiar fluminense.

Para o secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flávio, é fundamental enaltecer a história da Empresa na atuação junto aos produtores rurais ao longo das últimas seis décadas e meia.

– É com muito orgulho que hoje parabenizo toda a equipe da Emater-Rio pela dedicação e trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos produtores por todos esses anos, contribuindo, sempre, para o crescimento da agricultura do estado – pontua o secretário.

A Emater-Rio atende todos os municípios do estado do Rio de Janeiro em seus 79 escritórios. Ao todo, a instituição conta com mais de 600 funcionários em seu quadro. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro (Seappa), a empresa tem sua história marcada pela assistência técnica aos agricultores familiares fluminenses, impulsionando o desenvolvimento rural sustentável e proporcionando Assistência Técnica e Extensão Rural para qualificar a renda e, consequentemente, a vida dos agricultores familiares do estado.

“Como engenheiro agrônomo e extensionista desde 1988, sei da importância da Emater-Rio para o setor. Antes de exercer o cargo na presidência, fui Diretor Técnico da entidade e pude testemunhar de perto as dificuldades diárias enfrentadas pelos agricultores. A Emater-Rio é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da agricultura familiar fluminense”, destaca o presidente Marcelo Costa.

Além de difundir orientação técnica, a capacitação e o apoio a esses profissionais, a empresa pública promove práticas agrícolas sustentáveis, inclusão social, geração de emprego e renda no meio rural e contribui para a preservação ambiental, fortalecendo o aumento da produção e da produtividade agropecuária. O trabalho também proporciona a melhoria das condições de vida no campo em território fluminense.

“Por isso, é importante celebrarmos o aniversário de 65 anos da instituição de maneira especial, com apoio da secretaria de Estado de Agricultura e autoridades do setor”, ressalta Marcelo Costa, reforçando a importância da Empresa no setor, da marca atingida e projetando como será a solenidade no dia 11 de dezembro.

Como surgiu a Emater-Rio?

Não é clichê afirmar que a Emater-Rio ampara os produtores rurais do Estado do Rio de Janeiro antes mesmo de existir. Isso porque a instituição foi incorporada à antiga Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado do Rio de Janeiro, Acar-RJ, criada em 1958. Primeira instituição pública responsável pelo setor rural fluminense, a Acar-RJ foi quem surgiu com o compromisso de executar um programa de assistência técnico-educativa, permitindo o aumento e o desenvolvimento da produção agropecuária e melhoria das condições socioeconômicas da população rural do estado do Rio de Janeiro à época.

Posteriormente, em julho de 1975, através do Decreto Lei nº 160, passou a ser denominada Emater-Rio. A instituição não herdou apenas o patrimônio físico da antiga Acar-RJ, mas toda sua expertise técnica na formação dos extensionistas e na estruturação de políticas públicas junto à agricultura familiar.

Alguns servidores que ainda fazem parte do atual quadro de funcionários viveram essa época, como o assistente administrativo Ilton da Silva Costa, que completou 50 anos de serviços prestados à Emater-Rio em maio. Admitido em maio de 1973 para trabalhar na tesouraria da Acar-RJ, Ilton nunca colaborou em outra Empresa que não fosse a Acar-RJ/Emater-Rio. Na verdade, ele nunca foi funcionário de nenhuma outra empresa, pois é, esse aí sempre foi nosso. “Posso falar com toda certeza que durante a minha vida, eu tive duas casas, a Emater-Rio e a minha”, brinca.

Como um dos servidores mais antigos da casa, Ilton ressaltou a importância de todos os colegas de trabalho que teve durante todos esses anos e afirma que “sucesso” é a palavra que simboliza todos esses anos.

Admitida na Acar-RJ em maio de 1973, a escriturária Geni Gonçalves Medeiros é a servidora com mais tempo de casa. Sempre exercendo a função de Auxiliar Administrativa, ela conta que a proatividade e a interação com a equipe na busca de um melhor serviço de Extensão Rural são suas marcas registradas ao longo das cinco décadas de Emater.

“Posso dizer que eu realmente gosto do meu trabalho (risos). O escritório local de Magé é, para mim, a continuação da minha casa. É onde me sinto muito bem com a equipe e me identifico com os trabalhos que realizo. Já tive algumas oportunidades de ir para outras empresas, mas não tive interesse em sair da Emater, pois me sinto realizada aqui, foi onde tive a oportunidade de realizar meus sonhos, como, formar minhas duas filhas na faculdade”, destaca Geni, que conta o segredo da longevidade na mesma empresa e área de atuação:

“Eu sempre procurei ser proativa, fazendo tarefas além do que a minha função permite. Desde que ingressei na Emater-Rio, fiz tudo relacionado à área administrativa, além dos contatos junto à Prefeitura, Câmara Municipal e outros, possibilitando ao Supervisor Local um trabalho de excelência no campo”, afirma.

Celebrações já tiveram início

Em 6 de dezembro é comemorado o Dia do Extensionista. Instituída em 1948, a data homenageia esse pilar essencial para o desenvolvimento rural sustentável. Exatamente por isso, a Emater-Rio organizou mais uma solenidade, desta vez no auditório da Pesagro-Rio, localizado em Niterói, com a presença de técnicos, funcionários e autoridades, como o secretário de Estado de Agricultura, Dr. Flávio; o presidente da Fiperj, José Carlos Gervazzoni; o presidente da Pesagro-Rio, Paulo Renato Marques; o presidente da Faerj, Rodolfo Tavares e o deputado estadual Jair Bittencourt.

A ideia é homenagear os funcionários mais antigos da casa, como o Ilton e a Geni, que receberam uma placa de agradecimento por tantos anos dedicados à entidade.

Para o Diretor Técnico Marconi Resende, as solenidades servem para olhar à história e reconhecer o papel de protagonismo da instituição na vida de diversos produtores rurais espalhados pelo Estado do Rio de Janeiro ao longo dos anos:

“Essas festividades não simbolizam apenas os 65 anos da Emater-Rio, mas de nossos serviços prestados à agricultura estadual. Não queremos enaltecer apenas o primoroso trabalho no campo, mas dos servidores que estão na instituição há décadas e fizeram e fazem com que a Emater-Rio seja tão relevante na vida das pessoas, independentemente do setor. Por isso, a homenagem tanto para a entidade quanto aos servidores não é nada mais do que justa. Que venham os 70 anos de Emater”, disse.