Trânsito

Ponte Rio-Niterói: trânsito já complicado do Vão Central até o pedágio

Fluxo lento do Vão Central ao pedágio, travessia em 30 minutos. Foto registrada por volta das 13h desta quarta-feira (06).

6 de dez de 2023 às 14:46 | Em atualização

Motoristas e passageiros que voltam para Niterói no início da tarde desta quarta-feira (06), já encontram congestionamento na Ponte Rio-Niterói. Não há relatos de acidentes nem ocorrências. De acordo com a concessionária o trânsito apresenta lentidão da subida do Vão Central até o pedágio. Usuários reclamam de lentidão para cruzar a Praça do Pedágio.

De acordo com a concessionária Ecoponte, o tempo estimado de travessia somente na ponte, já chega a longos 30 minutos no sentido Niterói, com lentidão da subida do Vão Central até o pedágio. Sentido Rio com fluxo normal, 13 minutos.

 

Em Maio deste ano, a Ecoponte informou que está desenvolvendo em fase de testes, um projeto piloto de instalação do sistema multi-lane free flow. Nesta configuração, o pagamento é realizado através da leitura da placa, acompanhado de um tag instalado no veículo.

O projeto, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tem como objetivo verificar a eficiência operacional do meio de pagamento na realidade da Ponte Rio-Niterói e entender se será eficaz, porém não existe previsão de eliminar a praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói.

O Instituto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lastran, é o responsável pela análise e coleta de dados e os estudos vão até 2024.

To Top