Cidades

Procon Itinerante atende população na Zona Sul de Niterói

Divulgação
Divulgação

O Procon Itinerante está percorrendo todas as regiões da cidade, levando serviços gratuitos de orientação. Com um calendário já elaborado até o final do ano, a van que já percorreu diversos locais em três meses e fica sempre nas administrações regionais. O horário de atendimento é das 10h às 15h. Neste mês de dezembro o Procon Itinerante atende em Icaraí e no Ingá. Confira o calendário abaixo.

São disponibilizadas 20 vagas por dia, totalizando 60 em cada uma das regiões. Os atendimentos são feitos por dois advogados e um auxiliar administrativo. O veículo é adaptado com mesas, ar-condicionado, computadores, toldo e gerador.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego e compras feitas por modo online durante a pandemia. “A finalidade do Procon Itinerante é facilitar a vida do morador que mora na periferia, que tem a possibilidade de economizar tempo e dinheiro com nossa unidade móvel que vai até ele. Também faremos a distribuição de Códigos de Defesa do Consumidor, assim todos podem conhecer os seus direitos e saber a hora de procurar ajuda”, explicou o secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira.

O veículo, doado à Prefeitura de Niterói pelo Ministério Público, custou R$ 250 mil e tem capacidade para atender até quatro pessoas por vez. A ideia é que a van ajude a levar os serviços do Procon para áreas mais carentes ou de difícil acesso, além de ser usada em ações conjuntas de cidadania com outras secretarias.

Os principais atendimentos e orientações do órgão atualmente são dívidas adquiridas pelos consumidores, ocasionadas por desemprego. A equipe da Secretaria de Defesa do Consumidor já intermediou inúmeros casos, com taxa de *86%* de situações resolvidas. Para atendimento, os cidadãos precisam apresentar documento de identificação (identidade e CPF), comprovante de residência e os documentos relativos à reclamação. A população também pode denunciar através dos telefones 2719-3144 ou 2719-3144.



A Secretaria de Defesa do Consumidor de Niterói também atende na Rua Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481, térreo, no Centro.

  • Calendário do Procon Itinerante nas Regionais em Dezembro:

  • 05, 06 e 07 – Administração Regional de Icaraí (Praça Dom Navarro)
  • 12, 13 e 14 – Administração Regional do Ingá (Praça Dr Nilo Peçanha)