Trânsito

Ponte Rio-Niterói: tudo parado na volta pra casa

Tudo parado no sentido Niterói da Ponte, na tarde desta terça-feira (05). Imagem: Ecoponte

5 de dez de 2023 às 16:54 | Em atualização

Motoristas e passageiros que voltam para Niterói no final da tarde desta terça-feira (05), já encontram bastante congestionamento nos acessos e na Ponte Rio-Niterói. Não há relatos de acidentes nem ocorrências. Ontem, por exemplo, uma leitora disse ao cidadedeniteroi.com, que levou duas horas da Fiocruz, até Icaraí. Na Ponte ela relatou ter ficado por volta de uma hora.

De acordo com a concessionária Ecoponte, o tempo estimado de travessia somente na ponte, já chega a longos 44 minutos no sentido Niterói, com lentidão da Reta do Cais até o pedágio. Sentido Rio com fluxo normal, 13 minutos. Usuários reclamam de lentidão na Praça do Pedágio.

Sistema free flow

 

Em Maio deste ano, a Ecoponte informou que está desenvolvendo em fase de testes, um projeto piloto de instalação do sistema multi-lane free flow. Nesta configuração, o pagamento é realizado através da leitura da placa, acompanhado de um tag instalado no veículo.

O projeto, aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), tem como objetivo verificar a eficiência operacional do meio de pagamento na realidade da Ponte Rio-Niterói e entender se será eficaz, porém não existe previsão de eliminar a praça de pedágio da Ponte Rio-Niterói. Durante o período de testes, nada vai mudar para o usuário.

O Instituto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lastran, é o responsável pela análise e coleta de dados e os estudos vão até 2024.

To Top