Notícias

Niterói vai microchipar 100 pets neste sábado

Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói
Foto: Divulgação/Prefeitura de Niterói
Ação do Centro de Controle Populacional dos Animais Domésticos (CCPAD) é gratuita e inclui vacinação antirrábica e orientações veterinárias

A Prefeitura de Niterói, através do Centro de Controle Populacional dos Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria de Meio Ambiente, vai colocar microchips em 100 pets neste sábado (2), no Horto do Barreto. A ação acontece de 9h às 13h, com o objetivo de oferecer maior segurança aos pets de moradores locais através do equipamento, além de promover a vacinação antirrábica e orientações veterinárias. Todo o serviço é gratuito.

Através do microchip, é possível armazenar informações sobre o tutor responsável pelo animal, com referência e endereço, O histórico de vacinação do animal, informações sobre seu nascimento e eventual castração também são armazenadas no equipamento. O procedimento para a implantação é indolor. O microchip é colocado em região subcutânea, entre as escápulas, embaixo da pele, sem atingir músculos ou qualquer outra estrutura mais profunda.

Os pets microchipados ganham uma medalhinha de identificação com QRCode para ser colocada na coleira. Todo o processo de cadastro e localização é realizado de forma simples e informatizado através de um celular. O coordenador do CCPAD, Marcelo Pereira, explica que a microchipagem dá maior segurança ao animal e ao seu tutor.

“Com a tecnologia do microchip, dados são armazenados em sistemas informatizados. Assim há a possibilidade de abastecer esses sistemas com um número bem maior de informações como nome, raça, vacinas aplicadas e, o mais importante, todos os dados que identificam o tutor daquele animal, como identidade, endereço, CPF, dentre outros. Desta forma, fica muito mais fácil localizar o animal e o tutor, dependendo de cada caso”, explica Marcelo Pereira.



O projeto de implantação de microchip nos animais que passam pelo processo de esterilização cirúrgica no CCPAD e no Castramóvel da Prefeitura de Niterói completou um ano em outubro. Mais de 4 mil animais da cidade já foram beneficiados com o projeto. A identificação por meio de microchip para animais é uma das principais estratégias da Prefeitura para fazer frente ao abandono e, ainda, recuperar os animais perdidos de seus tutores.



Niterói Animal – Para a castração de animais, o CCPAD disponibiliza 500 vagas mensais, abertas sempre na primeira sexta-feira de cada mês. As inscrições acabam quando as vagas são preenchidas, o que normalmente ocorre no mesmo dia. É possível agendar pelo aplicativo Niterói Animal, uma ferramenta de georreferenciamento que também ajuda a localizar os pets que se perdem e que são abandonados na cidade. O aplicativo Niterói Animal tem cerca de 14 mil usuários cadastrados, que têm acesso ao agendamento de castração e também ao espaço com fotos de animais para adoção.