Agenda

Confira a rota dos shows e eventos de Niterói neste fim de semana

Divulgação

Neste fim de semana, dias 02 e 03 de dezembro, a cidade de Niterói recebe diversos eventos, para os mais variados gostos e estilos. Desde shows até feira literária. A programação cultural de Niterói para este final de semana, também contará com Cultura Ta On especial de Samba no Polo Gastronômico de Icaraí. No MAC, acontece a abertura da exposição “Ah, eu amo as mulheres brasileiras!”. No domingo, o Solar do Jambeiro convida as crianças para o “Jambeiro Brincante”. Diogo Nogueira, Inácio Rios, Vou pro Sereno, Martinho da Vila, Oriente, Zé Katimba e Mc Marechal são alguns dos nomes. Também acontece neste final de semana a Parada do Orgulho LGBTQIA+. Abaixo fizemos uma listinha com os principais eventos da cidade, confira.

Festa Literária Internacional de Niterói (FLIN) terá Martinho da Vila como grande homenageado

Chegou a vez de Niterói ter uma festa literária para chamar de sua! Marcada para os dias 01, 02 e 03 de dezembro, a FLIN (Festa Literária Internacional de Niterói) abre um novo capítulo para o circuito literário da cidade. Uma realização da Prefeitura, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN), a primeira edição da FLIN terá Martinho da Vila como grande homenageado, além de abrir espaço para escritores e artistas locais, de renome nacional e convidados internacionais. A programação do evento, que acontecerá no Reserva Cultural, terá muita literatura, música, teatro e cinema, na sexta-feira (01) das 13h às 22h, e sábado (02) e domingo (03) das 10h às 22h. A abertura oficial acontece na sexta-feira às 18h.

 

Com o tema “Toda maneira de ler vale a pena” e celebrando a palavra escrita e a diversidade cultural, a FLIN chega para reafirmar o compromisso de Niterói com a promoção da literatura e de suas transversalidades. O evento também comemora os 450 anos da cidade e promete fortalecer o mercado da leitura de Niterói, inclusive disponibilizando estandes para todas as editoras da cidade que se inscreveram no processo de chamada pública e contemplando mais de 70% dos artistas locais que participaram do mapeamento de autores realizado pela FAN.

A programação, em dois palcos, inclui debates sobre a história do hip hop, saberes ancestrais, escrevivências, história de Niterói, a relação literária entre Brasil e Portugal, literatura oral, academia de letras, biografias, HQ’s e muito mais. Além de rodas de conversa com autores locais e nacionais, a FLIN conta com uma variedade de atrações que vão desde apresentações voltadas para o público infantil, peças teatrais, até cinema a céu aberto, além de um grande encontro de saraus.

A programação começa na sexta-feira (01). Ao longo da tarde, o Reserva Cultural recebe mesas de debate sobre a curadoria da FLIN e o cortejo de encerramento da Oficina de Teatro Livre. Às 18h, acontece a cerimônia oficial de abertura do evento com autoridades presentes e, na sequência, às 20h, Martinho da Vila, músico e escritor homenageado da edição, sobe ao palco.

Martinho da Vila | Foto: Leo Aversa

No sábado (02), o público vai poder conferir bate-papos sobre o papel da Academia de Letras, a relação literária entre Brasil e Portugal, a realização de biografias e trajetórias de personalidades da literatura. Além disso, a agenda também conta com um encontro de saraus e a exibição de filmes nacionais às 18h. No domingo (03), último dia de evento, a agenda começa às 10h com apresentação do Teatro Carolina Maria de Jesus. Ao longo da tarde, acontecem as mesas “O Quinto Elemento – 50 anos de Hip HOP”, com Mc Marechal, Nelson Maca e Kamila CDD, e “Saberes Ancestrais”, com Martinho da Vila, Zé Katimba, Luiz Ruffino e Renata Tupinambá. Às 20h, Mc Marechal e Oriente encerram a FLIN com apresentações no palco principal. A programação completa será disponibilizada no site culturaniteroi.com.br e nas redes @culturaniteroi.

  • Festa Literária Internacional de Niterói – FLIN

  • Data: 01, 02 e 03 de dezembro de 2023
  • Horário: sexta-feira: 13h às 22h, sábado e domingo: 10h às 22h
  • Local: Reserva Cultural
  • Evento gratuito
  • Classificação: livre
  • Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880. São Domingos, Niterói



Festival de samba com Diogo Nogueira, Inácio Rios e Vou pro Sereno

A cidade de Niterói se prepara para celebrar em grande estilo o Dia Nacional do Samba com um festival especialmente dedicado ao gênero, nos dias 2 e 3 de dezembro, no icônico Caminho Niemeyer. O evento promete ser um mergulho na rica cultura musical brasileira.

Com uma seleção de excelentes artistas e grupos, o festival oferecerá uma experiência única, repleta de ritmo, dança e alegria, de forma gratuita. Diogo Nogueira, Inácio Rios e o grupo Vou pro Sereno são presenças confirmadas.

Divulgação

No sábado (2) Carlinhos 7 Cordas se apresenta, a partir das 13h. Depois, terá apresentação das Escolas de Samba de Niterói, antes de Inácio Rios e Diogo Nogueira fecharem a noite, cada um apresentando o seu show em sequência.

A programação no domingo (3) começa com Samba em Movimento. As Escolas de Samba de Niteróitambém vão se apresentar no segundo dia, antes de Mingo Silva e Marmita fazerem a festa no Caminho Niemeyer. O grupo Vou pro Sereno encerra o festival.

O festival é uma realização da Coordenadoria Geral de Eventos da Prefeitura de Niterói. A Entrada é franca e serão arrecadados no local 1 kg de alimento para o Programa Niterói Solidária. Para mais informações, acompanhe o instagram @cgeniteroi e @niteroipref.

Programação:

Sábado

12h00 – Abertura do evento
13h00 – Carlinhos 7 Cordas
15h30 – Escolas de Samba de Niterói
18h30 – Inácio Rios
21h00 – Diogo Nogueira

Domingo

12h00 – Abertura do evento
13h00 – Samba em Movimento
15h30 – Escolas de Samba de Niterói
19h00 – Mingo Silva e Marmita
21h00 – Vou pro Sereno



Natal do Mercado Municipal de Niterói

Com a chegada do mês de dezembro, neste fim de semana acontecerá a abertura do Natal no Mercado Municipal de Niterói com uma programação especial e gratuita para toda a família.

No sábado, 02/12, a partir das 11h, o evento contará com a Chegada do Papai Noel, recreação e apresentação da peça teatral ‘O Natal de Galindo’.

Já no domingo, dia 03/12, às 11h, acontecerá a apresentação da Orquestra La Salle. O repertório da Orquestra é eclético e variado, passando por Beethoven e Chopin e tendo também Tom Jobim, Banda Black Rio, João Donato, Hermeto Pascoal, Beatles e muito mais.

Além disso, o Mercado também dá início a campanha Natal Solidário, que terá um ponto de arrecadação de brinquedos e alimentos não perecíveis para doação a instituições da cidade.

Foto: Gui Espíndola

  • Mercado Municipal de Niterói

  • Endereço: Avenida Feliciano Sodré, 488 – Centro, Niterói
  • Horários Mercado Municipal de Niterói:
  • Floricultura, Boulevard e Mercado: 09h às 21h/ Gastronomia e Biergarten: 11h às 23h
  • Praça de Alimentação: 11h às 23h
  • Estacionamento no local



Papai Noel vai aterrissar na Praia de Icaraí, em Niterói

Faltam dois dias para o Papai Noel aterrissar na Praia de Icaraí! No domingo, dia 03 de dezembro, às 11h, acontece novamente o evento mágico da chegada do Papai Noel de Helicóptero na Praia de Icaraí.

O bom velhinho irá cumprimentar as crianças na Praia de Icaraí e permanecerá disponível para que toda a população interessada faça fotos na entrada do Clube Central.

Haverá também um evento exclusivo para sócios e convidados no Salão Nobre do Clube, onde o Papai Noel distribuirá presentes previamente trazidos pelos pais. Além disso, haverá uma diversidade de delícias oferecidas pelo clube e patrocinadores, como pipoca, algodão doce, batata frita e outras guloseimas.

Maiores informações na secretaria do Clube ou pelos telefones 21 97042-3551 e 21 2711-0899. Em 2022, o evento contou com a presença de cerca de 400 crianças e centenas de famílias. (Vídeo abaixo)



Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Niterói

Niterói recebe a 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, neste domingo (03), na Praia de Icaraí. Com o tema “Luta e (Re) existência das Mulheres LGBT”, o evento tem concentração a partir de 15h na Rua Miguel de Frias e saída às 17h. A parada é organizada pelo Grupo Diversidade Niterói com apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir).

Divulgação

De acordo com o coordenador da Codir, Felipe Carvalho, há 10 anos a gestão municipal estrutura e ajuda a organizar essa manifestação que é uma das maiores de Niterói. “A parada do Orgulho LGBTQIA+ de Niterói é uma expressão legítima desta comunidade que se organiza de forma robusta na cidade há 20 anos. Esse é um momento de celebração das vitórias, de pautar as demandas ainda não resolvidas e dar visibilidade a uma pauta ainda muito marginalizada e violentada cotidianamente”, destacou Felipe Carvalho.

A manifestação cultural terá quatro trios elétricos e também serão colocados pontos de distribuição gratuita de água para hidratação. O início do deslocamento dos trios elétricos na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres será às 17h, com previsão de chegada e encerramento às 21h.

Esquema de trânsito

A NitTrans preparou uma operação especial para o evento, que inclui interdições de vias, proibições de estacionamento e pequenas alterações em itinerários de ônibus que passam pela Avenida Jornalista Alberto Torres. No total, 15 operadores estarão localizados em pontos chaves para orientar o trânsito, além de duas patrulhas, duas motos patrulhas e dois reboques que darão o suporte necessário.

Mapa Parada LGBTQIA+

Estacionamento Proibido

A partir das 22h do sábado (2), até às 21h de domingo (3), será proibido o estacionamento na Rua Miguel de Frias (ambos os lados), no trecho compreendido entre a Rua Gavião Peixoto e a Avenida Alberto Francisco Torres; na Rua Álvares de Azevedo (ambos os lados), no trecho compreendido entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo; e na Rua Mariz e Barros (ambos os lados), no trecho entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo.

Interdições

No dia do evento, 3 de dezembro, haverá interdição em algumas ruas do bairro de Icaraí. Estarão interditadas as Ruas Miguel de Frias, no trecho compreendido entre a Rua Gavião Peixoto e a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, das 13h às 17h; Rua Tavares de Macedo, entre as Ruas Álvares de Azevedo e Miguel de Frias, das 13h às 17h; Rua Gen. Pereira da Silva, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; Rua Presidente Backer, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; Rua Otávio Carneiro, entre a Avenida Jorn. Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; Rua Belizário Augusto, trecho compreendido entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, entre Rua Mariz e Barros e Rua Álvares de Azevedo, das 17h às 22h; Rua Lopes Trovão, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e a Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h; e Rua Oswaldo Cruz, entre a Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres e Rua Ator Paulo Gustavo, das 17h às 22h.

Desvios

Durante a interdição da Rua Miguel de Frias, os ônibus com destino ao Centro, via Ingá, deverão trafegar pela Rua Fagundes Varela. Durante o evento, serão implantadas duas faixas reversíveis junto à ciclofaixa na Avenida Roberto Silveira, das 13h às 22h, no trecho entre a Rua Domingues de Sá e interseção da Rua Marquês do Paraná com Rua Miguel de Frias, conforme acontece nos dias de semana, durante o fim de tarde.



Dia do Samba no Polo Gastronômico de Icaraí

A Cultura Ta On no Dia do Samba! Neste sábado, dia 2, a primeira edição de dezembro do Cultura Ta On comemora o dia do samba no Polo Gastronômico de Icaraí. A roda de samba do Thiago Cunha, o Samba da Jaque e DJ Rootscidade vão animar o público do evento.

A música começa às 14h com a roda de samba do músico niteroiense Thiago Cunha. Às 16h, a DJ Rootscidade agita o público do Polo Gastronômico de Icaraí. Para encerrar, às 18h, a cantora Jaque sobe ao palco e apresenta um show com sambas consagrados e muito pagode. Toda programação é gratuita.

O “Cultura Ta On” é uma iniciativa da Fundação de Arte de Niterói (FAN) com o objetivo de incrementar o desenvolvimento de artistas locais e os aproximar do público da cidade de forma acessível.

  • Cultura Ta On
  • Data: Sábado, 02 de dezembro de 2023
  • Horário: 14h
  • Local: Polo Gastronômico de Icaraí
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação: Livre
  • Endereço: Rua Doutor Leandro Mota – Icaraí, Niterói – RJ



Exposição coletiva feminina estreia no MAC em dezembro

Em dezembro, o MAC Niterói homenageia a mulher brasileira e sua diversidade! Neste sábado, dia 2, a exposição “Ah, Eu Amo As Mulheres Brasileiras!” chega ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói. A mostra, que tem curadoria de Luiza Testa, reunirá obras de 34 artistas brasileiras e será dividida em quatro grandes núcleos com instalações, fotografias, esculturas, vídeos e mais. A visitação pode ser feita de Terça a Domingo, das 10h às 17h30.

O primeiro núcleo da exposição “De Iracema a Garota de Ipanema” traz a origem do estereótipo de sensualização da mulher brasileira, datada desde a colonização do país. Já o segundo núcleo, “Violências e Violações”, aborda as diferentes formas de abuso que as mulheres sofrem diariamente.

No terceiro segmento, a curadora propõe uma discussão sobre a perspectiva de renovação, com um olhar para as possibilidades futuras. Para encerrar, o núcleo “Afeto e transgressão”, transmite a afetividade como ferramenta de resistência e busca políticas públicas para conter a violência contra a mulher.

A expo já passou por Nova Iorque e São Paulo e agora traz para o Rio de Janeiro um questionamento sobre a objetificação da mulher brasileira. Através da arte contemporânea, as obras relatam as desigualdades que as mulheres carregam há tanto tempo por meio do olhar das artistas Alice Ruiz, Arissana Pataxó, Berna Reale, Brenda Nicole, D’anunziata, Dalila Coelho, Fernanda Naman, Gabi Beneditta, Juliana Manara, Lenora de Barros, Mahuederu Karajá, Manuela Navas, Mari Nagem, Marta Neves, Milena Paulina, Micaela Cyrino, Nara Guichon, Raquel Pater, Santarosa Barreto, Terroristas del Amor, Vitória Cribb e Yacunã Tuxá.

  • “Ah, Eu Amo As Mulheres Brasileiras!”

  • Abertura: Sábado, 02 de novembro de 2023
  • Visitação: Sábado, 02 de novembro de 2023 à 25 de fevereiro de 2024
  • Horário: 10h às 17h30 (Terça à Domingo)
  • Local: Museu De Arte Contemporânea
  • Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia-entrada)
  • Classificação: Livre
  • Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói – RJ



Caravana da Sinfônica chega ao Horto do Fonseca

Depois de passar por diversos pontos de Niterói, a Caravana da Sinfônica Ambulante irá fechar o ano com chave de ouro. Neste domingo, o evento itinerante chega ao Horto do Fonseca, às 10 horas, e promete agitar a Zona Norte com muita música boa e diversão. A entrada é franca.

sinfônica ambulante (1)

Caravana da Sinfônica Ambulante | Divulgação

Em 2023, a Caravana fez uma turnê pela cidade, se tornando um verdadeiro sucesso da programação de domingo. Com apresentações em Icaraí, Santa Rosa, Piratininga, São Francisco, Barreto, entre outros, a Sinfônica Ambulante, com o apoio da Fundação de Arte de Niterói, espalhou a cultura por diversas regiões da cidade, reforçando o compromisso de democratização da arte e de direito ao lazer.

  • Caravana da Sinfônica Ambulante

  • Data: Domingo, 03 de dezembro de 2023
  • Horário: 10 horas
  • Local: Horto do Fonseca
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação: Livre
  • Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói – RJ

Solar do Jambeiro realiza mais uma edição do “Jambeiro Brincante”

Neste domingo, dia 3, acontece mais uma edição do projeto “Jambeiro Brincante” no Solar do Jambeiro. O evento gratuito é a programação perfeita para a criançada através da mistura da arte, natureza e diversão e começa a partir das 9h.

Solar do Jambeiro | Arquivo

A iniciativa tem como objetivo fazer com que as crianças explorem e experimentem o ambiente através de sua curiosidade através de brincadeiras lúdicas. A programação contará com atividades como oficinas artísticas, contação de história, brincadeiras diversas, feirinha e muito mais.

O projeto é uma idealização de Bea Pessanha em parceria com o Solar e tem como faixa etária mínima 2 anos. Todas as crianças precisam estar acompanhadas dos responsáveis.

  • Jambeiro Brincante

  • Data: Domingo, dia 03 de dezembro de 2023
  • Horário: 9h às 13h
  • Local: Jardim do Solar do Jambeiro
  • Entrada: Gratuita
  • Classificação: Livre
  • Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ



Plaza Niterói terá campanha de adoção de cães e gatos neste sábado

A campanha mensal Plaza Pet – que promove a adoção consciente de cães e gatos – está de volta ao Plaza Niterói neste sábado, dia 2 de dezembro. Os clientes que adotarem um bichinho ganharão um voucher de sorvete da Brasil Cacau, para comemorar a chegada do novo integrante à família.

Divulgação

Estarão disponíveis para a adoção 18 cachorros e 10 gatos. O Plaza Pet acontece todo primeiro sábado de cada mês, das 13h às 18h, na entrada principal da XV de Novembro. O próximo encontro está marcado para 6 de janeiro.

Desde 2021, quando o Plaza aderiu ao projeto, cerca de 230 animais foram adotados. O Plaza Pet acontece em parceria com a Sociedade Niteroiense Protetora dos Animais (Sonipa), a Campanha Amigo Animal e a Brasil Cacau. Além de um novo lar para os pets, a campanha conscientiza sobre a importância de a adoção ser feita de forma responsável.

  • Dia: 2 de dezembro (todo 1º sábado do mês)
  • Horário: das 13h às 18h
  • Local: entrada principal, XV de Novembro – Centro de Niterói
To Top