Em alta

Niterói no Galeão: expo com acervo do Museu Janete Costa recebe turistas e divulga a cidade

Divulgação/FAN

Parte da primeira edição do projeto Arte Box no Brasil, a mostra apresenta para o mundo um dos equipamentos culturais que representam Niterói

De Niterói para o mundo! Até o dia 01 de janeiro de 2024, turistas e viajantes vão poder conhecer, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), parte do acervo do Museu Janete Costa de Arte Popular . A ação faz parte do projeto Arte Box e é fruto de uma parceria da Fundação de Arte de Niterói (FAN) com o Arte Institute de Nova Iorque e a Revolution Hope Imagination (RHI).

Com o objetivo de promover a cultura contemporânea lusófona, o Arte Box ocupa aeroportos internacionais ao redor do mundo. O Museu Janete Costa, equipamento de Niterói que reúne obras de todo o Brasil, protagoniza a primeira edição do projeto em terras brasileiras. A mostra reúne obras de artistas que já expuseram antes do museu, compilando trabalhos de produtores locais de Minas Gerais, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro.

 

“Levar arte para espaços que não foram pensados para recebê-la é abrir novas perspectivas de apreciação, interação e acesso à cultura. Por meio dessa iniciativa inovadora, a Prefeitura e a FAN têm a oportunidade de apresentar para viajantes do mundo todo o Museu Janete Costa, uma jóia da cidade que faz parte da nossa história desde os anos 1920. Esperamos que a mostra seja uma porta de entrada para que cada vez mais pessoas se encantem e conheçam Niterói e a nossa cultura”, comenta Fernando Brandão, músico e presidente da Fundação de Arte de Niterói.



A participação da unidade cultural no Arte Box é uma das propostas que surgiram da colaboração entre a FAN e o Arte Institute. Com foco em promover o intercâmbio cultural com Portugal, Niterói recebeu a expo “A Onda Indomável”, de Ricardo Bravo, participou do Revolution Hope Imagination, organizou shows de Guilherme Schwab em Nazaré e Lisboa, promoveu a turnê da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói e mais.

  • Arte Box – Museu Janete Costa de Arte Popular

  • Visitação: até 01 de janeiro de 2024
  • Local: Portal de embarque internacional – Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão)
  • Evento gratuito
  • Classificação: livre
  • Endereço: Av. Vinte de Janeiro, s/nº – Ilha do Governador, Rio de Janeiro
To Top