Cidade

Festa Literária Internacional de Niterói abre novo capítulo para o circuito da cidade

Martinho da Vila | Foto: Leo Aversa

Celebrando a literatura e a diversidade, a programação terá Martinho da Vila, Oriente, Mc Marechal, peças teatrais, editoras, autores nacionais e internacionais e muito mais

Chegou a vez de Niterói ter uma festa literária para chamar de sua! Marcada para os dias 01, 02 e 03 de dezembro, a FLIN (Festa Literária Internacional de Niterói) abre um novo capítulo para o circuito literário da cidade. Uma realização da Prefeitura, através da Fundação de Arte de Niterói (FAN), a primeira edição da FLIN terá Martinho da Vila como grande homenageado, além de abrir espaço para escritores e artistas locais, de renome nacional e convidados internacionais. A programação do evento, que acontecerá no Reserva Cultural, terá muita literatura, música, teatro e cinema, na sexta-feira das 13h às 22h, e sábado e domingo das 10h às 22h. A abertura oficial acontece na sexta-feira às 18h.

Com o tema “Toda maneira de ler vale a pena” e celebrando a palavra escrita e a diversidade cultural, a FLIN chega para reafirmar o compromisso de Niterói com a promoção da literatura e de suas transversalidades. O evento, que também comemora os 450 anos da cidade, promete fortalecer o mercado da leitura de Niterói, inclusive disponibilizando estandes para todas as editoras da cidade que se inscreveram no processo de chamada pública e contemplando mais de 70% dos artistas locais que participaram do mapeamento de autores realizado pela FAN.

 

A programação, dividida em dois palcos, inclui debates sobre a história do hip hop, saberes ancestrais, escrevivências, história de Niterói, a relação literária entre Brasil-Portugal, literatura oral, academia de letras, biografias, HQ’s e muito mais. Além de rodas de conversa com autores locais e nacionais, a FLIN conta com uma variedade de atrações que vão desde apresentações voltadas para o público infantil, peças teatrais, até cinema a céu aberto, além de um grande encontro de saraus.

A programação abre na sexta-feira (01). Ao longo da tarde, o Reserva Cultural recebe mesas de debate sobre a curadoria da FLIN e o cortejo de encerramento da Oficina de Teatro Livre. Às 18h, acontece a cerimônia oficial de abertura do evento com autoridades presentes e, na sequência, às 20h, Martinho da Vila, músico e escritor homenageado da edição, sobe ao palco.



No sábado (02), a Festa continua! O público vai poder conferir bate-papos sobre o papel da Academia de Letras, a relação literária entre Brasil e Portugal, a realização de biografias e trajetórias de personalidades da literatura. Além disso, a agenda também conta com um encontro de saraus e a exibição de filmes nacionais às 18h.

No domingo (03), último dia de evento, a agenda começa às 10h com apresentação do Teatro Carolina Maria de Jesus. Ao longo da tarde, acontecem as mesas “O Quinto Elemento – 50 anos de Hip HOP”, com Mc Marechal, Nelson Maca e Kamila CDD, e “Saberes Ancestrais”, com Martinho da Vila, Zé Katimba, Luiz Ruffino e Renata Tupinambá. Às 20h, Mc Marechal e Oriente encerram a FLIN com apresentações no palco principal. A programação completa será disponibilizada no site culturaniteroi.com.br e nas redes @culturaniteroi.



  • Festa Literária Internacional de Niterói – FLIN

  • Data: 01, 02 e 03 de dezembro de 2023
  • Horário: Sexta-feira: 13h às 22h | Sábado e domingo: 10h às 22h
  • Local: Reserva Cultural
  • Evento gratuito
  • Classificação: livre
  • Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880. São Domingos, Niterói
To Top