Notícias

Em meio ao caos, presidente da Enel no Brasil deixa o cargo

Antiga sede central da Enel em Niterói. Hoje a sede da empresa fica na cidade do Rio de Janeiro, cidade atendida pela Light.
Antiga sede central da Enel em Niterói. Hoje a sede da empresa fica na cidade do Rio de Janeiro, cidade atendida pela Light.

Nicola Cotugno, o presidente da Enel no Brasil, deixou o cargo nesta quinta-feira (23). Antonio Scala, executivo que atua há 18 anos na empresa, foi indicado como o novo presidente. De acordo com nota da empresa, Nicola, que atuou na empresa por 32 anos e foi presidente por cinco anos no Brasil, vai se aposentar.

“Até que sejam concluídos os trâmites administrativos necessários para a nomeação de Antonio Scala, o presidente do Conselho de Administração, Guilherme Gomes Lencastre, assumirá a posição de forma interina.” informou em nota.

Scala entrou na Enel em 2009 como responsável de Gestão de Risco para Gerenciamento de Energia na Itália. Também atuou como Responsável de Desenvolvimento Industrial e de Serviços de Energia para o mercado residencial no País.

Em seguida, ocupou a função de chefe de Planejamento e Controle de Global Trading e liderou a Enel Green Power na América do Sul. Formado em Administração de Empresas em 2002, Scala atuou como Sócio Júnior na McKinsey & Company com foco nas áreas de energia, gás e finanças corporativas.

Antônio Scala, executivo com 18 anos de trajetória à frente de diversas áreas na Enel, foi indicado como novo Country Manager da Enel Brasil.

Justiça dobra multa diária aplicada à Enel por não restabelecer o fornecimento de energia em toda a cidade de Niterói

A Segunda Vara Cível de Niterói decidiu, na quarta-feira (22), dobrar o valor da multa aplicada à Enel em razão de a concessionária não ter restabelecido o fornecimento de energia elétrica em todo o município. Inicialmente definida em R$ 100 mil, a multa diária passou para R$ 200 mil. Cerca de dois mil domicílios na cidade estão sem luz desde sábado (18).



A Justiça tomou a decisão depois que a Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou com um pedido na Segunda Vara Cível informando o descumprimento por parte da empresa e solicitando aumento no valor da multa diária e aplicação de outras sanções.

Na decisão desta quarta-feira, a Justiça atesta que “a par de ser fato notório, a parte autora (Prefeitura de Niterói) comprova que ainda há pontos da cidade nos quais o serviço de fornecimento de energia elétrica não foi restabelecido”.

Na segunda-feira (20), por determinação do prefeito Axel Grael, a Procuradoria Geral do Município (PGM) deu entrada em uma ação na Justiça cobrando soluções emergenciais à concessionária Enel para os problemas no fornecimento de energia em toda a cidade.



Pedido de desculpas

Enquanto a população ainda protesta por falta de luz em suas residências, com alimentos e mantimentos estragando em suas geladeiras, eletrodomésticos queimando por picos de energia, estabelecimentos comerciais sem funcionar, com enormes prejuízos, a Enel veio a público e afirmou que se solidariza com a população e pede desculpas. Quem diz isso, é o diretor de Planejamento de Redes da Enel Distribuição Rio, José Januário de Oliveira. Assista abaixo.