Notícias

Professor da UFF é candidato ao Prêmio Nacional do Turismo 2023

Professor Osíris Marques | UFF
Professor Osíris Marques | UFF

O Professor Osiris Marques da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF é um dos 3 candidatos selecionados a nível Brasil ao Prêmio Nacional do Turismo 2023 na categoria Academia. Este ano o Prêmio estabelecido pelo Ministério do Turismo está relacionado a temática “O Turismo transformando vidas”.

O prêmio é considerado o Oscar do Turismo Nacional, o maior reconhecimento de quem faz o turismo brasileiro crescer, face a relevância do setor como segmento econômico e potencial para a geração de emprego e renda no Brasil. Na edição 2023, serão premiadas iniciativas de destaque em 10 categorias.

O Prof. Osiris, candidato na categoria Academia é PhD em economia na área de Macro Economia pela UFRJ integrado a University of Leeds na Inglaterra onde desenvolveu seu projeto de doutoramento com bolsa sanduiche na área da Economia Internacional. Coordenador do Observatório do Turismo do Estado do Rio de Janeiro, um braço de pesquisas integrado a Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF, o Prof. Osiris tem se destacado nacionalmente pela participação em projetos de grande relevância nacional, entre os quais o Projeto Experiências do Brasil Rural, no ano de 2022, uma parceria entre os Ministérios do Turismo, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a UFF.

No momento coordena o Projeto Experiências do Brasil Original, integrado a algumas áreas indígenas no norte do país, no fortalecimento da cultura e dos produtos artesanais desenvolvidos por tribos na Amazônia e em outros Estados. Desde 2020 atua como Diretor Administrativo Financeiro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação, ANPTUR, além de integrar o quadro de docentes dos Programas de Graduação em Turismo e Hotelaria e do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Turismo (PGGTUR) UFF.

Reconhecido como um dos grandes nomes da Economia do Turismo no Brasil, o Prof. Osiris concedeu uma entrevista ao cidadedeniteroi.com, quando expressou a relevância do premio para a UFF e para a Cidade de Niterói.

cidadedeniteroi.com: Qual a relevância do Prêmio para a UFF e para a cidade de Niterói?

Prof. Osiris: Estou muito feliz por ter sido lembrado e por ter chegado a fase final do prêmio. Acredito mesmo que a FTH UFF merece este prêmio por tudo o que temos realizado nos últimos anos. O apoio que temos recebido do Reitor, Prof. Antônio Claudio tem sido fundamental. Outra questão é trazer o premio para o Estado do Rio de Janeiro, e muito especificamente para a cidade de Niterói, onde vivo, e apaixonado pela cidade. Acredito mesmo que Niterói será um dos grandes destinos turísticos do Brasil, integrado a Cidade do RJ. Com relação ao prêmio, é importante que as pessoas votem pois a definição se dá pelo voto direto na plataforma Gov.br pelo link http://inscricaopremio.turismo.gov.br/. Neste sentido, conto com o apoio dos leitores deste canal, onde sou leitor assíduo, e onde diariamente me informo sobre as notícias de nossa cidade.

cidadedeniteroi.com: Como analisa o momento do turismo no Brasil e no Rio de Janeiro?

Prof. Osiris: Com muito otimismo, visto que temos um amplo mercado a ser trabalhado e conquistado. O Brasil como a 10ª economia do mundo precisa ter uma relevância internacional no setor de maior peso, e acredito que estamos caminhando e abrindo janelas em diferentes segmentos. O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur está no caminho certo. No Rio, o secretário Tutuca tem ampliado as ações na captação e apoio aos eventos com o Rio Convention Bureau se destacando. Com a solução da crise do Aeroporto do Galeão demos um passo importante para a viabilidade do turismo internacional, ampliando os voos diretos, reduzindo custos e entregando mais comodidade. Acredito mesmo que fortalecer o Rio é fortalecer o Brasil.

cidadedeniteroi.com: E mais especificamente para a nossa cidade?

Prof. Osiris: Niterói, embora um destino turístico com identidade própria, estará até pela situação geográfica sempre integrada a cidade do RJ. Particularmente entendo como uma questão muito positiva esta integração territorial e cultural entre as duas maiores cidades do nosso Estado, uma complementaridade. Outra questão refere-se a revitalização tanto do centro da cidade do Rio, como do centro de Niterói, fenômeno com potencial de estabelecer um produto ampliado ao turismo das duas cidades. O Caminho Niemeyer deverá se consolidar como um dos grandes atrativos do turismo do nosso Estado e mesmo do Brasil.