Notícias

Vereador convoca moradores para o "Ato Niterói contra a Enel"

Divulgação/Vereador Leonardo Giordano
Divulgação/Vereador Leonardo Giordano

O presidente da CPI da Enel na Câmara Municipal de Niterói, vereador Leonardo Giordano, convocou todos os moradores da cidade, através das redes sociais, para o “Ato Niterói contra a Enel”. A concessionária Enel voltou a ser alvo de manifestações nos últimos dias por deixar inúmeros pontos da cidade sem luz desde o último sábado (18). O ato acontece na quinta-feira (23) às 14h em frente a loja da Enel, na Av. Amaral Peixoto próximo às barcas.

Moradores reclamam da falta de investimentos por parte da concessionária Enel, no serviço de energia local, e querem que a concessionária entregue a concessão, por falta de capacidade operacional, gestão e plano de contingência. Nas redes sociais a hashtag #ForaEnel ganhou força nos últimos dias.

“Niterói não aguenta mais a ENEL. Em Niterói a revolta cresce diante das frequentes interrupções no fornecimento de energia pela Enel. Movimentos sociais, vereadores e a CPI da Enel juntam-se para exigir soluções imediatas. A cidade precisa de uma prestação de serviço que atue rapidamente para garantir um serviço elétrico confiável e de qualidade. Por isso, quinta-feira às 14h vamos protestar na loja da Enel na Av. Amaral Peixoto próximo às barcas.” escreveu Leonardo Giordano.

O que diz a Enel

“A Enel Distribuição Rio se solidariza com cada um de seus clientes que ficaram sem energia nos últimos dias. A empresa informa que 98% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado (18/11) na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado. O evento climático, com chuva, fortes rajadas de vento e descargas atmosféricas, causou danos severos à rede elétrica de várias cidades fluminenses, interrompendo o fornecimento de energia. A empresa mobilizou um reforço ainda maior de equipes entre ontem (20) e hoje (21), principalmente nas cidades mais afetadas, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Petrópolis. Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando nas ruas para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes. A Enel também implementou “mesas de cooperação” com as Prefeituras de Niterói, São Gonçalo e Petrópolis em que representantes da distribuidora e das administrações municipais atuam em conjunto em tempo real. A colaboração permite a atuação mais rápida em casos prioritários e o apoio de agentes municipais para ajudar os técnicos a se deslocarem melhor no trânsito e garantir a segurança dos colaboradores da distribuidora. A Enel esclarece que os atendimentos em curso hoje são mais localizados e muitas vezes complexos, porque demandam a reconstrução da rede, exigindo horas de serviço em cada local. Como as emergências estão espalhadas em diferentes pontos específicos, o restabelecimento do serviço ocorre de forma gradativa, apesar de todo o adicional de técnicos atuando nas ruas.” justificou em nota.