Previsão do Tempo

Neste sábado haverá mudanças nas condições do tempo em Niterói

Arquivo | Raios no céu de Niterói
Arquivo | Raios no céu de Niterói

De acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, neste sábado (18/11), haverá mudanças nas condições do tempo em Niterói devido a aproximação e passagem de uma frente fria pelo oceano.

De acordo com a previsão, o céu ficará parcialmente nublado passando a nublado e há previsão de rajadas de ventos moderados a fortes a partir da tarde e pancadas de chuva de intensidade moderada a forte a partir da noite, acompanhadas de raios. O calor persiste com temperaturas elevadas

No domingo (19/11), a alta disponibilidade de umidade e os ventos em níveis médios e altos da atmosfera manterão o tempo instável em Niterói.

A previsão no Domingo é de céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte a qualquer momento, sendo nos períodos da tarde/noite com raios, rajadas de vento e os maiores acumulados de chuva. As temperaturas estarão em declínio acentuado. 

Na segunda-feira (20/11), o tempo seguirá instável na cidade de Niterói. A previsão é de céu encoberto, chuva fraca a moderada ao longo do dia, temperaturas em declínio e ventos fracos a moderados.

Aviso de chuva e vento

Às 13h, desta sexta-feira (17) o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói divulgou um aviso de chuva e vento, com início agora, às 12h deste sábado (18) e término às 23h59 de segunda-feira (20/11).

“Devido às condições atmosféricas, emitimos o aviso meteorológico para a cidade de Niterói. A previsão é de céu nublado a encoberto, com ventos de intensidade moderada a forte nos períodos da tarde/noite de sábado e pancadas de chuva de intensidade moderada/forte, acompanhadas de raios, entre à noite de sábado e à noite de domingo e chuva fraca a moderada ao longo da segunda-feira. Destaca-se que há condições meteorológicas para ocorrência de acumulados elevados de chuva em 1 hora e em 24 horas durante o período de vigência do aviso. Possíveis impactos na cidade: alagamentos, transbordo de rios, deslizamentos isolados e quedas de árvores.” informou a nota.

A Defesa Civil alerta para as seguintes orientações:

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros;
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
  • Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas;
  • Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.