Previsão do Tempo

Niterói registra 40°C e sensação térmica de 44°C nesta quinta

Por volta das 17h, banhistas ainda se refrescavam na Praia de Charitas. Foto: @cidadedeniteroi
Por volta das 17h, banhistas ainda se refrescavam na Praia de Charitas. Foto: @cidadedeniteroi

A sensação térmica na cidade de Niterói chegou a 44 graus Celsius (°C) nesta quinta-feira (16), com a onda de calor que atinge boa parte do Brasil. A sensação de 44°C, que leva em consideração a temperatura e a umidade do ar, foi aferida pela estação meteorológica do Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói, às 15h. Nessa hora, a estação de meteorologia de Niterói marcava 40°C e 30% de umidade relativa do ar.

A previsão do Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói para esta sexta-feira (17/11), é que o calor continuará na cidade, com temperaturas elevadas e baixa umidade relativa no final da manhã e período da tarde. O céu permanece claro a parcialmente nublado e não há previsão de chuva. Os ventos terão intensidade fraca a moderada. Temperaturas mínimas de 26ºC e máxima de 39ºC.

No sábado (18/11), haverá mudanças nas condições do tempo em Niterói devido a passagem de uma frente fria pelo oceano. O dia começará com céu parcialmente nublado passando a nublado ao longo do período e há previsão de pancadas de chuva nos períodos da tarde/noite de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios. Os ventos serão moderados a fortes e as temperaturas estarão elevadas até o período da tarde. Temperaturas mínimas de 27ºC e máxima de 40ºC.

  • O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói divulgou recomendações para o calor, confira:

  • A Defesa Civil alerta para os seguintes cuidados a serem tomados:
  • Evitar exercícios físicos ao ar livre até as 17 horas;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc;
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas, etc;
  • Consumir bastante água.
  • Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199.