Agenda

Ecoarte: cavalgada vai passar por bairros de Niterói e Maricá

Foto: Felipe Queiroz
Foto: Felipe Queiroz

Em sua terceira edição, o projeto ambiental Ecoarte no Caminho Darwin, realiza a I Cavalgada EcoCultural, no dia 18 de novembro, às 8h. O evento aberto ao público e gratuito, tem a finalidade de arrecadar fundos para melhorias do Centro de Visitantes Núcleo Darwin do Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET.

A cavalgada vai passar por bairros dos municípios de Niterói e Maricá, e os participantes terão a oportunidade de conhecer o caminho que o naturalista inglês Charles Darwim realizou montado à cavalo pela Serra da Tiririca.

Tombado como patrimônio cultural imaterial da cidade de Niterói, o Caminho Darwin é uma das trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca e recebeu esse nome devido a passagem do naturalista inglês Charles Darwin, em 1832.

A idealizadora do projeto, a gestora cultural, Bruna Galassi, explica que a cavalgada é uma oportunidade para as pessoas conhecerem todo o parque, além de ajudar um espaço dedicado a cultura, arte e sustentabilidade.

“Queremos envolver mais a comunidade do entorno do Parque Estadual da Serra da Tiririca nas ações de educação ambiental através da arte. A ideia é que os moradores da região do Caminho Darwin se apropriem desse território e participem dos festejos culturais não apenas como expectadores, mas como parte integrante, tendo um papel de relevância na produção do conhecimento, visando a valorização da cultura local”, explica.

Bruna destaca ainda que a partir do momento que a produção dos eventos passa a se tornar uma ação comunitária, não apenas democrática e inclusiva, oferecemos espaço e voz para artistas e produtores locais.



Em 2023, o projeto trouxe novidades com o intuito de facilitar e ampliar o acesso das escolas públicas da região oceânica à cultura, e incorporou à sua proposta que as escolas da região fossem ao teatro da Escola Municipal Portugal Neves, para exibir ao longo do ano, peças infantis para as UMEIs e peças para adultos dos EJAs da região, em parceria com a Fundação Municipal de Educação de Niterói.

O projeto é uma realização da Ecoarte Produções, em parceria com o Instituto Floresta Darcy Ribeiro – Amadarcy, Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET, Parque Rural de Niterói e Secretaria das Culturas de Niterói. O projeto é incentivado pela Ecoponte, concessionária da ponte Rio-Niterói, que apoia diversas ações em prol da sustentabilidade da região.

Informações

Para participar do evento, é necessário comprar um kit que é composto por uma sacochila, uma camisa e um copo Eco, no valor de R$ 50. Para mais detalhes, basta entrar em contato através do Instagram do projeto @ecoarteproducoes



Serviço

Dia: 18/11
Horário: 8h
O ponto de encontro será no Parque Rural de Niterói, localizado na Rua São Sebastião, Engenho do Mato, Niterói.

Roteiro

8h: Saída Parque Rural de Niterói
08h30 – Circuito Darwin
10h – Núcleo Darwin com visita guiada.
10h50 – Retorno para o Parque Rural de Niterói
11h – Show com a Banda Palha de Milho
12h – Confraternização final



Sustentabilidade

O Ecoarte contribui para cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS´s, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU: educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produção responsáveis.