Direito

Alunos do Centro Educacional visitam sede da OAB Niterói

Divulgação/OAB Niterói
Divulgação/OAB Niterói

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, recebeu na última quinta-feira, dia 9, os alunos do Ensino Médio do Centro Educacional de Niterói para uma visita à entidade.

Os estudantes foram recebidos por Junior Rodrigues, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia (ESA), que relatou a história da criação da OAB, pelo niteroiense Levi Carneiro, fundador e primeiro presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, no ano de 1933.

Junior Rodrigues apresentou a entidade, a ESA e falou sobre a advocacia, exaltando a importância da profissão para a sociedade. Ele citou as diversas áreas de atuação que podem ser exploradas, juntamente com a valorização histórica da OAB.

Os jovens estavam acompanhados do diretor pedagógico Luiz Antonio de Lemos Franco Filho, que é delegado da Comissão de Ação Social e Integração Comunitária da OAB Niterói; Elizabeth Evangelista, orientadora educacional, e Sérgio Pasquareli, psicólogo e professor. Pela OAB Niterói, estavam presentes Manuela Pessanha, Kayque Motta e Francisca Arlete, respectivamente, coordenadora de Projetos para a Jovem Advocacia da ESA Niterói, mentor da Comissão de Mentoria Jurídica e delegada da Comissão de Ação Social e Integração Comunitária.

“Receber o Centro Educacional de Niterói é uma grande felicidade, pois sou filho do colégio, estudei lá toda a minha vida escolar e guardo ótimas recordações que vivi na infância e adolescência. Acredito que a educação fortalece a democracia, promove a justiça, a cidadania e a dignidade humana, bem como reforça os princípios republicanos do Estado Democrático de Direito previstos na nossa Constituição”, exaltou Pedro Gomes.

Junior Rodrigues afirmou, “A ideia é aproximar, apresentando conteúdo relevante, com linguagem acessível, visando contribuir com a construção de uma sociedade mais consciente. Explicamos como a OAB funciona perante a advocacia e também a sociedade. Passamos as nossas experiências e quais eram as nossas expectativas na adolescência, na idade deles. Cada um deve buscar aquilo com que se identifica e sonhar, mesmo que pareça impossível.”

Luiz Antonio de Lemos destacou, “Inicialmente, vale registrar que fomos recebidos com muito carinho e acolhimento pelo diretor Junior e os demais colegas. Isso nos aqueceu o coração. Acredito que essa porta que a OAB abre para comunidade, principalmente para os alunos do Ensino Médio, é muito importante. Essa aproximação da Justiça com a sociedade é algo muito especial e deve ser estimulado, como a OAB tem feito. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais a advocacia, entender os ramos de atuação do advogado, expandir o repertório de conhecimento”, acrescentando, “Com certeza, essa visita à OAB transformou um pouco a forma de pensar dos alunos, tendo em vista que, no início da nossa visita, somente um aluno sinalizou a vontade de ser advogado, e depois esse número aumentou para quatro, o que é muito bom, pois de alguma forma foram tocados”.

Sérgio Pasquareli elogiou a iniciativa da OAB Niterói, através da ESA, “Primeiramente, gostaria de agradecer por todo o carinho e atenção com que fomos recepcionados por todos. A visita nos trouxe grandes e significativos conhecimentos e informações, o que com certeza já está gerando muitas reflexões quanto aos projetos de vida de cada um dos alunos, além de ter sido um dia marcante em suas vidas.”