Notícias

Águas de Niterói completa 24 anos

Divulgação
Divulgação

A concessionária Águas de Niterói completou no último dia (05/11), 24 anos de atuação no município de Niterói. A empresa leva água tratada para 100% dos niteroienses, conta com 95,5% de cobertura de esgoto e 9 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Desde o início da concessão, já foi investido mais de R$1,4 bilhão em saneamento.

Quando Águas de Niterói assumiu os serviços de saneamento básico no município, em 1999, a água só chegava a 72% da população. Em 1999, cerca de 360 mil habitantes eram abastecidos com um volume de 1.800 litros de água por segundo. Em apenas três anos à frente dos serviços, a concessionária passou a abastecer 100% da população com praticamente o mesmo volume de água.

“A concessionária segue com um plano de investimentos para o município, visando sempre à renovação e atualização dos sistemas, em busca de maior segurança operacional e ambiental para o sistema de saneamento e para o município, além de proporcionar maior eficiência energética e ganhos socioambientais para Niterói. A empresa vem intensificando, ano após ano, as ações de combate a perdas, com implantação de estudos de modelagem hidráulica, atividades preventivas e uso de ferramentas com inteligência artificial para detectar vazamentos, como o Fluid.” ressaltou a empresa.

Hoje, Niterói também é referência no país: é a 4ª melhor cidade do país e a primeira do estado Rio de Janeiro em saneamento básico, de acordo com o Ranking do Instituto Trata Brasil, que avalia as melhores cidades em saneamento básico no país. Um dos principais motivos pelos quais a cidade avançou tantas posições no ranking é o resultado do programa de combate a perdas de água, o Água de Valor. O índice de perdas chegou a menos de 25%, número muito inferior à média nacional.



“Águas de Niterói é uma concessionária madura, com 24 anos de história e resultados que comprovam o comprometimento da empresa em levar mais saúde e qualidade de vida para todos os moradores de Niterói. E não vamos parar por aqui! Continuamos trabalhando diariamente para alcançar 100% de cobertura de esgoto. Agradeço e parabenizo todos os nossos colaboradores, que contribuem para a nossa trajetória. Vamos em frente!”, finaliza o diretor da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves.