Cidades

Niterói perde o renomado médico e professor Agnaldo Zagne

Reprodução Redes Sociais
Reprodução Redes Sociais

Faleceu neste domingo (29) o renomado médico Agnaldo Zagne, aos 76 anos de idade. Reconhecido como clínico-geral em Niterói, ele também ocupou o cargo de secretário de Saúde do município e era professor na Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF). A causa do falecimento ainda não foi confirmada. A família informou que seu corpo será cremado em uma cerimônia marcada para esta terça-feira (31). O velório ocorrerá às 13h15, no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba.

Agnaldo Luiz Lessa Zagne nasceu no interior do estado, na cidade de São Sebastião do Alto, antes de se mudar para Niterói na juventude. Ele ocupou o cargo de Secretário de Saúde de Niterói entre 2000 e 2002, durante uma das gestões de Jorge Roberto Silveira na Prefeitura.

O médico era amplamente conhecido no meio acadêmico da saúde na cidade e, além de lecionar na UFF, onde também se formou, foi diretor do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap), localizado no Centro da cidade. Ele deixa quatro netos, dois filhos e sua esposa, a psicóloga Ana Maria Zagne.

A Secretaria de Saúde de Niterói lamentou a morte do ex-secretário e expressou solidariedade à família. A Universidade Federal Fluminense também emitiu uma nota de pesar comunicando o falecimento. “É com profundo pesar que a Universidade Federal Fluminense comunica o falecimento do professor aposentado Agnaldo Luiz Lessa Zagne, lotado na Faculdade de Medicina. Além de ter contribuído para a formação acadêmica e profissional de muitos estudantes de medicina, Zagne também atuava como clínico geral, sendo reconhecido pela sua dedicação e excelência nos atendimentos. Na UFF,  Zagne ocupou diferentes cargos de gestão, como a direção do Hospital Universitário Antonio Pedro (Huap). Em virtude do seu profissionalismo e competência, o professor também foi Secretário de Saúde do município de Niterói e recebeu  três honrarias na Câmara de Vereadores de Niterói,  incluindo o título de cidadão Niteroiense Neste momento de pesar, a UFF se solidariza com os familiares, colegas e amigos e compartilha o sentimento de luto”, escreveu a instituição.