Notícias

Praia paradisíaca em Niterói recebe certificação pela terceira vez

Praia do Sossego | Foto: Leonardo Simplicio
Praia do Sossego | Foto: Leonardo Simplicio

Um mês após ser publicado o resultado que deu à Praia do Sossego a certificação da Bandeira Azul pela terceira vez consecutiva, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade esteve nesta sexta-feira (27), em Camboriú, no litoral de Santa Catarina, para receber a premiação nas instalações da Tedesco Marina. Essa é a maior premiação internacional global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo com elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema. O programa de certificação é credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e (Unesco).

A implantação da infraestrutura foi fundamental para a premiação da Praia do Sossego há dois anos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Niterói, Rafael Robertson, desta vez, as ações de educação ambiental desenvolvidas de forma periódica pela secretaria contribuíram ainda mais para a nova certificação.

“Niterói, pelo terceiro ano consecutivo, foi certificada com a Praia do Sossego com o selo Bandeira Azul, o maior prêmio de esfera internacional no que se refere à gestão de praias, marinas e embarcações. Essa é uma premiação que evidencia o cuidado e o olhar para a sustentabilidade que a gestão tem com a cidade e com a definição de suas políticas públicas”, disse Robertson.

Durante o evento, foram compartilhados os esforços e conquistas que levaram as praias e marinas a receber a premiação Bandeira Azul, além de discutirem os planos futuros para manter os padrões de excelência ambiental dos locais certificados.

Divulgação



Divulgação

As atividades desenvolvidas incluem práticas educativas sobre temas como gestão de resíduos, consumo de plástico de uso único (descartáveis) e poluição do ambiente marinho junto a estudantes das escolas da rede municipal; capacitação dos funcionários da Prefeitura de Niterói para gestão ambiental local; instalação de placas educativas com informações sobre a fauna local, com o objetivo de torná-la conhecida; e sensibilizar a comunidade para a importância de sua preservação.



A Praia do Sossego tem um importante papel ecológico como parte do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), um dos principais paraísos ecológicos da cidade. No local, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza trabalhos de educação ambiental com o objetivo de torná-la conhecida e, assim, promover o uso sustentável para recreação e turismo. Outra iniciativa de educação ambiental contou com a participação do Instituto Mero do Brasil, que atua na preservação dos oceanos e da espécie de peixe Mero; Projeto Uçá e a participação da Praia do Sossego no evento Clean Up Day.

Praia do Sossego | Foto: Berg Silva
Foto: Berg Silva – Acesso à Praia do Sossego.



O principal objetivo do programa Bandeira Azul é o desenvolvimento sustentável das zonas costeiras e marinhas, onde cada praia, seja ela marítima ou fluvial, marina e embarcações devem ser aprovadas nos mais de 30 critérios estabelecidos com foco na gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental e de segurança e serviços devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente para garantir ou manter a certificação.

No Brasil, o programa Bandeira Azul teve início em 2006. Mundialmente, o programa já hasteou mais de 5 mil bandeiras em praias, marinas e embarcações de turismo espalhadas em 51 países. Atualmente, o Brasil conta com 37 bandeiras.