Negócios

Startup de Niterói vence desafio de inovação da Firjan IEL

Desafio de Inovação Firjan IEL | Foto: Thelma Vidales
Desafio de Inovação Firjan IEL | Foto: Thelma Vidales

Desafio de Inovação BIN@Rio, foi uma iniciativa da Firjan IEL com o objetivo apresentar e reconhecer startups com soluções para tornar as cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. Durante o evento, cinco startups tiveram a oportunidade de se apresentarem para uma banca de jurados especializados no tema. A Octa City Soluções, de Niterói, levou o primeiro lugar.

Essas startups foram classificadas para o desafio depois de passarem por um processo de indicação de ambientes de inovação do Rio de Janeiro – incubadoras, aceleradoras, programas de apoio, fundos de investimento, entre outros -, depois, pela análise da Comissão Interna de Avaliação, composta por profissionais dos setores que atuam com inovação na Firjan.

“O desafio foi muito importante já que conecta soluções de startups fluminenses para desafios das cidades, que são muitos. Foi superinteressante dar visibilidade de soluções oferecidas pelo ecossistema de inovação do Rio de Janeiro, para que os visitantes nacionais e internacionais do evento conhecessem essas propostas, gerando um networking importante para os participantes. Além disso, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas empresas e a premiação, são uma forma de motivar essas startups a inovarem cada vez mais e desenvolverem sempre novos projetos”, explicou Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan

Otávio Henrique Flaeschen Oliveira, CEO da Octa City Soluções, de Niterói, levou o primeiro lugar. “Foi uma honra apresentar como estamos ajudando o Rio a se tornar mais resiliente frente aos desastres urbanos. Tivemos a oportunidade de conhecer também diversas outras iniciativas de impacto que estão desenvolvendo nossas cidades”. A Octa City é uma solução baseada em Inteligência Artificial que integra dados em tempo real de sensores urbanos e  fornece alertas antecipados e análises para combater inundações e outros desastres nas cidades.



Anderson Marcelo Fernandes Luiz, CEO da Delivery das Favelas, de Duque de Caxias, arrematou o segundo lugar no desafio e se declarou seu entusiasmo: “Ficamos muito felizes em poder ter sido premiados pra fortalecer o reconhecimento do impacto social que estamos gerando e pretendemos ainda muito mais”, disse ele. A Delivery das Favelas oferece as modalidades de marketplace, last mile, logística reversa e entrega aos moradores de lanches, farmácia, bebidas, supermercado e outros produtos às favelas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Além de Zardo, a banca avaliadora teve a participação de Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro; Marcus Belchior, chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR); João Transmontano, CEO da Neovictus; Clara Gonçalves, cofundadora da Inductiva Research Labs e André Calazans, analista da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep).